19 junho, 2006

 

160. Jornadas do Contrabando

Neste fim-de-semana, conforme foi anunciado em alguma comunicação social como no jornal “ Terras da Beira ” e no jornal “A Guarda”, ou em outros locais como o blog “A aldraba”, decorreram as Jornadas do Contrabando. Participaram estudiosos desta matéria tanto portugueses como espanhóis. Foi apresentado o livro “Carregos – Estudo sociológico do contrabando" de António Cabanas.
No dia 18 deste mês as jornadas seguiram para o terreno passando por algumas terras junto à fronteira por onde passava muito desse contrabando.










- Chegada dos cavaleiros aos Forcalhos .
(foto cortesia José Alves)


Neste roteiro incluíram os Forcalhos, terra de fronteira e repleta de muitas histórias de contrabando, onde foi promovida uma confraternização com merenda oferecida pela organização. O grupo chegou aos Forcalhos de várias formas: uns de viatura própria, outros a cavalo e outros ainda a pé desde Aldeia do Bispo. Atrás seguiu o autocarro da Câmara Municipal do Sabugal.










- O nosso conterrâneo Adérito, já recuperado do braço (acidente noticiado no post 138. Capeia da Páscoa em Alfaiates ), ao passar junto do grupo das jornadas, vindo da lavoura, logo se juntou a este relatando algumas histórias de contrabando pelas quais passou.
(foto cortesia José Alves)


Também se juntaram populares dos Forcalhos, alguns dos quais figuras participantes destas narrativas, que descreveram histórias do contrabando revivendo esses tempos passados, como o Adérito e a Ester. Também marcaram presença algumas entidades oficias como o presidente da Junta dos Forcalhos e os Alcaides das Casilhas e Albergaria.










- Esquerda: O nosso conterrâneo Chico, acordeonista, animando o grupo com musica.
- Direita: A merenda no caminho para as Casilhas.
(fotos cortesia José Alves)


A merenda decorreu junto à ponte da estrada para a Lajeosa, no caminho para as Casilhas.
O presidente da Junta de Freguesia dos Forcalhos só lamentou ter sido alertado da passagem das jornadas pelos Forcalhos já muito em cima do acontecimento impossibilitando a preparação de um melhor acolhimento do grupo.
Partiram, depois, seguindo pelo caminho das Casilhas salpicando a caminhada com mais histórias.










- Nas Casilhas.
Esquerda: Os cavaleiros.
Centro: A mesa.
Direita: Duas forcalhenses junto das bandeiras dos países intervenientes nas histórias destas jornadas.
(fotos cortesia José Alves)


Passaram a fronteira e foram até à aldeia espanhola, nossa vizinha, de Casilhas de Flores, onde foi desenvolvido e aprofundado todo este tema num palco montado.
Seguiu-se uma refeição tipicamente espanhola, uma grande paella.










- Confecção da paella. Na foto da esquerda José Alves a quem agradecemos o envio das fotos e informação.
(fotos cortesia José Alves)

Participaram tanto portugueses como espanhóis nesta feliz iniciativa.
Sabemos de outros mais que desejavam participar nestas jornadas, como o caso de nós os gestores deste blog, mas por problemas de agenda não puderam.
O êxito desta acção teve eco inclusive na televisão, concretamente na TVI, onde foi passada uma reportagem no seu noticiário.
Esperamos que estas jornadas se repitam porque para além de fixarem um património que vai desaparecendo com o envelhecimento e desaparecimento dos seus intervenientes também promove o encontro e as ligações desta raia luso-espanhola.

Um agradecimento especial a José Alves por nos fazer chegar estas informações assim como as fotos.

OJ


------ Actualizado em 21 de Junho de 2006 -----








- Cartaz promocional das "Jornadas do Contrabando".
(Foto cortesia de José Alves).

.
Comments:
Interessantes e salutares, estes encontros entre os novos lusitanos.
Eram tempos duros onde as estorias sempre aconteciam.

Um abraco da Serra.
 
Reviver o passado é sempre salutar, mas o mais importante, sem dúvida é o convivio.
Recordo uma história que meu pai contava que se passou com o pai dele, decorria a guerra civil em Espanha.
Meu avô foi levar contrabando e na casa onde o receberam, fizeram o seguinte comentário:
- Se tivessemos tomate, sal, azeite, vinagre e alho, faziamos um gaspacho, mas também nos falta o pão...
Resumindo... faltava tudo...
Um abraço
 
A propósito do tema do contrabando, aproveito para informar que na revista do Jornal de Notícias de Sábado 24 de Junho foi publicado uma reportagem cujo tema são as memórias de um velho contrabandista, um exímio profissional do "esquema", natural de Aldeia Velha chamado José Casanova. Este arraiano é muito popular na nossa zona, eu conheço-o pessoalmente e é uma figura muito interessante e cheio de energia apesar dos seus 85 anos. Para quem tiver curiosidade em ler esta reportagem esteja atento ao blog de um "forcalhense adoptado"(natural de Aldeia Velha mas casado com uma forcalhense que, por acaso, sou eu!...) http://www.zedaldeia.blogspot.com porque em breve irá aparecer.

Saudações forcalhenses.

Sílvia I. Manso Carlos
 
Enviar um comentário

<< Home
  • This page is powered by Blogger. Isn't yours?