31 janeiro, 2006

 

101. Histórias da Política nos Forcalhos - II

"La Chiflanópolis de Forcalhos o Ventosa Forcalhense"

No post n.º99 falou-se do Professor Velho (João Martins Carlos) e do ti Botas. O Ti Botas, segundo me contaram, foi compadre de meu bisavô Albino Jorge que, como a quase totalidade dos homens de então, era analfabeto. Meu bisavô faleceu há mais de 60 anos, com mais de oitenta de idade, e tinha a qualidade de ser muito inteligente. Do que pude apurar, não gostava de politiquices... mas o compadre, em determinada altura, lá o convenceu a colocar-se ao lado dele e contra o Professor, numa curiosa polémica sobre a construção da escola, que uns construíam de dia e outros destruíam de noite... e efectivamente não foi edificada onde o professor queria. Havemos de ver... pois é um caso interessante.
Meu bisavô que, apesar de tudo, era bem educado, um dia cruzou-se com o Professor e “deu-lhe a salvação”, isto é, deve ter-lhe dito: “Bom dia”, “Boa tarde”, “Deus o salve”, Passe com Deus”, “Deus nos dê boas tardes” ou coisa parecida, como se usava na altura e local. O professor, de quem seria esperar uma certa urbanidade, respondeu-lhe..... com um sonoro peido.



- A sonoridade da bufa. Imagem retirada da capa do livro “La Chiflanópolis de Ciudad-Rodrigo o Ventosa Mirobrigense” por Lorenzo Cid Bravo “El Cura Cid”, de 1876 reeditado em 1997. O autor era mesmo um padre suis generis.





Passados anos, o meu bisavô, referindo-se ao caso, dizia: “Ainda tenho o cheiro no nariz!”
Claro que não tinha nada o cheiro no nariz. Mas, convenhamos, foi uma linda forma, diríamos quase “literária”, de um analfabeto expressar a ideia de que, apesar do decurso do tempo, não tinha olvidado a ofensa, não tinha esquecido o agravo.

OJ

.
Comments:
... E ERA PROFESSOR. IMAGINA QUE ERA UM BURRO!!!
 
e não lhe deu uma malha com o sacho?
 
Enviar um comentário

<< Home
  • This page is powered by Blogger. Isn't yours?