03 outubro, 2006

 

169. Os materiais e as construções I



















À saída da Malhada Sorda, em direcção à estrada que vai de Vilar Formoso para Nave de Haver, há esta curiosa e extensa parede de vedação de uma propriedade rústica.
É interessante notar uma certa cadência existente entre a pedra miúda que preenche o grosso da parede e os grandes pedaços de laje que, postos em sentido longitudinal, fazem avançar porções dessa parede, resultando um conjunto curioso e invulgar.
Interessante exemplo de aproveitamento dos materiais de construção da região.
















Já em Nave de Haver também se aproveitou aquele tipo de pedra e em próximo post inseriremos fotografias tiradas há uns anos, e elucidativas do facto.
Nos Forcalhos, embora abunde o granito é difícil obter "lascas" daquelas e, por isso, é raro ver a sua utilização.

CHGJ

.
Comments:
Por casualidade sei quem foi uma das pessoas que fez esse mesmo muro em mil novecentos e trocó passo...foi o Sr. Manuel Tavares de Poço Velho, que infelizmente já não se encontra entre nós mas que nos deixou com a bonita idade de 94 anos. Outro pormenor dessa construção é que numa zona que não se vê da estrada existe uma pedra dessas, tão colossal, que leva-nos a perguntar de onde veio,como veio e como foi erguida...sabendo eu de fonte fidedigna que unicamente dois homens a puseram de pé. Já agora parabens e continuem assim.
 
Nos Forcalhos e freguesias vizinhas também há algumas "lascas" do género em paredes rusticas, em menos abundância. Recordo-me de haver ao fundo da Rua das Amoreiras, em frente à casa dos "Mingões" uma "cortelha" cuja cobertura era feita com duas lages enormes. Essa cortelha foi derrubada, por ameaçar ruír, mas as lages ficaram inteiras e mais tarde foram compradas pelo "Ti Côca", ao que julgo saber para fim idêntico.
Talvez seja ainda possível uma foto das referidas lages...
Um abraço
 
Para os meus lados tambem existem e em quantidade, materiais de contrucao com base no granito, no entanto e devido a fase evolutiva moderna, tende-se cada vez a usar mais o betao que e necessario trazer de fora. Sao opcoes, que embora muito discutiveis parece que cada vez mais se utilizam, por isso as nossas cidades e vilas estao cada vez mais descaraterizadas.

Um abraco serrano.
 
Enviar um comentário

<< Home
  • This page is powered by Blogger. Isn't yours?