26 setembro, 2006

 

168. Rosca e sardinhada

José Alves envia-nos o seguinte artigo e respectivas fotos:










Como é do conhecimento de todos, no dia 23 de Agosto foi realizada a festa do Emigrante. Como é de habito há as tradicionais “Roscas”, ou seja, bolos que são oferecidos pelos mordomos da dita festa. As mesmas são arrematadas por populares e o dinheiro vai para beneficio da Igreja. Desta vez foi a senhora Gloria Gonçalves, também conhecida por Gloria “Gaiala” que arrematou uma delas, e que pensou partilhá-la com todas as suas amigas, já que todos os anos nesta época vão fazer a sardinhada num dos lameiros da Ramalhosa. Neste ano quiseram fazer melhor e com a colaboração da senhora Maria do Nascimento, também conhecida pela Maria do “João Tónho”, e outras amigas pensaram fazer a sardinhada, mas desta vez na aldeia. Foram assadas no curral do Manuel Carriço com a particularidade de serem os homens de algumas amigas, também convidados, que se encarregaram de fazer os assados, e não foram só sardinhas… e assim, pelas treze horas do dia 1 de Setembro deste mesmo ano realizou-se o almoço de confraternização entre alguns amigos dos Forcalhos, na casa do senhor Daniel Ramajal Ferreira, também conhecido pelo “Nei da ti Cachão”. Entre os convidados encontrava-se o Presidente da Junta o Secretário o Sr. Porfírio, o Sr. Clemente, o Sr. Mário da Maria da Glória e o Sr. Manuel Carriço e também o Sr. Carlos do ti “João Pedreiro” e sua esposa Srª.Isaura, radicados no Canadá, que se encontravam em férias na sua terra Natal.



















Esperamos que de hoje a um ano estejamos todos juntos e mais alguns amigos dos Forcalhos para se realizar, neste mesmo dia, o almoço entre todos. Muito obrigado às senhoras que tiveram esta lembrança.


José Alves

.
Comments:
É sempre agradável saber de notícias de convivio e amizade entre conterrâneos...
"Como diz o outro" o que se leva de melhor desta vida é o que se come, o que se bebe e ...... o convívio.
Um abraço
 
Que bela sardinhada!Isto é que é bonito!... Parabéns às senhoras dos Forcalhos que organizaram esta "festa" e bem haja aos senhores por se terem dignado dar o seu contributo assando as sardinhas.Com certeza que deve ter sido um bom momento de convívio repleto de alegria e espero também que o possam repetir por muitos anos.

Saudações forcalhenses.

Sílvia Isabel Manso Carlos
 
Sao de louvar entes encontros, infelizmente so podem realizar-se uma vez por ano, porque a maioria teve que buscar noutras terras, aquilo que na sua nao pode obter.
E triste, principalmente porque se nao vem mudancas para inverter esta situacao.

Bom fim de semana.
 
Caros amigos
Dei-me ao trabalho de fazer uma busca no Google, leiria/barreira/blog e dei com este blog.
Despertou-me a atenção o facto de no resumo do motor de busca se fazer referência ao blog correiodabarreira.blogspot.com e ao Sérgio Vieira, cartoonista (tenho de minha posse o primeiro quadro que ele, como pintor, vendeu; foi nas "Tasquinhas da Barreira" em 2005).
Fui ler o post e achei-lhe também muito interesse (também do meu ponto de vista pessoal já que fazem referência ao meu livro "Caminhos Entrelaçados - na freguesia da Barreira" ed. de 2004).
Enfim, outras etsórias poderia agora ficar para aqui a contar, mas não me parece ser da devida oportunidade...
Até outro dia e muita sorte; para a vossa terra, para o jornal e para o blog. Não desanimem.
antónio (dispersamente)
 
Enviar um comentário

<< Home
  • This page is powered by Blogger. Isn't yours?