11 setembro, 2006

 

167. Festas do Verão

Cumpriu-se o programa das festas:




































Bons conjuntos, assim como rancho folclórico e filarmónica, a animarem a festa.
Não houve foguetes de canas. Os mordomos cumpriram com as regras preventivas do flagelo dos fogos.
O fogo preso nas eiras foi bonito.


- Festa do Santíssimo Sacramento.












- Mordomos: Passagem de testemunho.












Na segunda-feira, dia 21 de Agosto, logo de manhã a aldeia encheu-se de forasteiros para ver o encerro.
















Ouvia-se, com profusão, além do português o espanhol e o francês.
O encerro foi espectacular seguindo-se o touro da prova que pegou rijamente ao forcão.
Depois das 16 horas, com a praça cheia de gente teve lugar o pedido da praça seguido da capeia com forcão.
Esperaram-se todos os touros. Os moços houveram-se com valentia e desta vez não houve acidentes descontando uma ou outra escoriaçãozita.
De notar que o largo do corro foi alcatroado e por isso teve de levar temporariamente uma camada de terra para possibilitar a capeia.
Os palanques que rodeiam a praça foram melhorados com mais suportes metálicos.


- Encerro.












- Prova.










(Fotos cortesia de Cristina Jorge)



- Pedido da praça.










(Fotos cortesia de Cristina Jorge)



- Capeia.




















(Fotos cortesia de Cristina Jorge)





















(Fotos cortesia de José Carlos Aposta)

Na quarta-feira teve lugar a tradicional festa de Santa Cruz promovida pelos emigrantes, com Missa solene e procissão com todas as imagens da igreja em andores devidamente enfeitados.


- Festa de Santa Cruz (dos emigrantes).




















(Fotos cortesia de Cristina Jorge)


- Arrematação das roscas.











CHGJ

.
Comments:
Ainda hei-de assistir qualquer dia a essas festas raianas.
Queira D*us que nunca morram.

Um abraco serrano.
 
Boa reportagem, com belas fotos ilucidativas das festividades.
O mais importante é que tudo decorreu sem incidentes.
Não assisti às festas, mas assim fico com uma ideia, do que se passou.
Àqueles que assistiram peço que complementem este post com achegas e comentários. (Ninguém tem algum episódio cómico ou mais caricato para partilhar???)
Um abraço.
 
tive la um dia...boa festa nos forcalhos!
 
Realmente, as festas foram boas. Apreciei particularmente o conjunto que actuou na terça-feira (Duo Musical J&V), sobretudo o guitarrista que por acaso é o nosso conterrâneo (e o meu mano mais velho!...)Filipe Carlos.A noite foi um sucesso!... Só tive pena do baterista David Carlos não ter actuado (que por acaso é o meu mano mais novo!... E esta hein?!?). Espero que para o ano, durante as festas, possamos assistir a uma actuação onde esteja o grupo completo.Força, manos!...
É de salientar também uma novidade destas festas 2006, noemeadamente, a "Taska do Povo"cujo gerente é o nosso amigo e conterrâneo João José (filho do nosso grande ganadeiro Zé Noi). As caipirinhas eram uma delícia(hummm!...) e a decoração era do mais rústico (montes fardos de palha).O João José está sempre a surpreender-nos com os seus diversos talentos (no teatro, na tauromaquia, na equitação e agora revelou ser um bom barman!..). Força João José, é de gente como tu que a nossa terra precisa!...Descobri recentemente outra pessoa que me surpreendeu muito na arte de conduzir o gado até à praça(estou a falar do encerro, claro!...) e que tem sido, julgo eu, uma preciosa ajuda para o Zé Noi: é o meu mano David Carlos. Sem ter nascido em cima de um cavalo revela já muita destreza na "doma vaquera" e que durante o mês de agosto não perdeu um único encerro (Lageosa, A. Velha,A. do Bispo,Forcalhos, Rebolosa, A. da Ponte, Nave de Haver, Alfaiates).Parabéns, mano!A galope!... Ainda bem que existe gente nova interessada em dar o seu contributo para animar a terra.O que é da terra é que é bom!... Qual Joaquim Bastinhas, qual Tony Carreira, qual carapuça!...
Eu ainda teria muito mais para contar destas festas mas ficará para outra altura.Queria ainda aproveitar para informar da existência de um clube nos Forcalhos intitulado "Clube de fãs do Zé Noi"(do qual falarei noutra ocasião) que integra sócios dos 2 aos 6 anos) mas, infelizmente, já não se aceitam inscrições.

Saudações Forcalhenses.

Sílvia Isabel Manso Carlos
 
Meu caro amigo

Parabéns pela reportagem (as fotos do Aposta foram quase na cara do touro).
Depois de ter assistido pela televisão à capeia de Alfaiates e tendo eu caminhos por essa raia passei em Forcalhos no dia 19, numa aventura que passou por Navasfrias, na espectativa de poder assistir ao forcão. Parei junto ao chafariz com a inscrição (JFF - curiosamente as mesmas iniciais do nome de uma pessoa de família)e estive a ver o programa das festas um pouco desolado por ser só dia 21 (fiquei curioso em saber como se iria portar a bezerra do Zé Noi).
Só não me demorei mais tempo porque caiu uma daquelas cargas de água como só Deus amanda.

Cumprimentos.
 
Durante a festa reparei num pormenor que me pareceu inédito:os mordomos da festa tinham uma medalha ao pescoço. Alguém sabe explicar-me a sua origem e o seu simbolismo? A partir duma foto deste post pude constatar que eventualmente serviriam para passar o testemunho aos novos mordomos.Estarei enganada?Fiquei também curiosa em saber o que lá estaria inscrito nessas medalhas.Não me atrevi a perguntar pessoalmente aos mordomos porque sou muito tímida e sobretudo muito discreta!...(ha! Ha! Ha!...)

Saudações forcalhenses.

Sílvia Isabel Manso Carlos
 
Enviar um comentário

<< Home
  • This page is powered by Blogger. Isn't yours?