30 junho, 2006

 

163. Estragos causados pelo granizo

Pelo nosso país houve algumas regiões que foram afectadas de forma severa pela queda de granizo grosso que causou graves estragos, sobretudo na agricultura.
Os Forcalhos também foram atingidos por este granizo, na quarta-feira, dia 21 de Junho, que não só alagou hortas como também fez estragos em algumas habitações. Para ilustrar publicamos algumas fotos que recebemos por email do Marco Pespega que mostram algumas janelas com os estores danificados pelo impacto da queda de grandes bolas de gelo.










- Janelas danificadas:
Esquerda: da casa do Toninho, que fica no caminho que vai da Associação para a igreja.
Centro: da casa de Isabel, que fica na estrada para a Aldeia da Ponte
Direita: casa de Mário Grande.


OJ

.
Comments:
Pelo que tenho ouvido e lido, trovoadas acompanhadas por granizo de enormes dimensoes tem-se abatido em varias regioes de Portugal e resto da Europa, a minha solidariedade para com os afectados.

Agora em forma de extra comentario, queria informar os meus amigos, que nas minhas "Terras de Algodres" a esses enormes pedaco de gelo chamavam-lhe: "saraiva".

Bom fim de semana.

viva PORTUGAL.
 
Obrigado pelo link ao blog da Abrunhosa do Mato.
Quando tiver um bocadinho farei o mesmo.

Que a saraiva, trombas de água, vendavais e outros fenómenos destruidores da natureza não voltem às terras de Forcalhos.

Bom trabalho
 
As janelas que aqui nos mostra parecem sofrer do mesmo efeito que alguns sinais de trânsito das estradas de província, que servem para alvejar espingardas em tempo de caça.
Ou seja: as gravanadas de pedrisco (saraivadas de granizo, como se diz na minha terra)são tão destruidoras como as dos zagalotes.

Cumprimentos!
 
Informaram-me que nos Forcalhos o granizo caíu dia 16/6.
Será que houve alguma confusão com as datas?
Independentemente da data importa realçar que cada vez mais ouvimos falar de fenómenos do género.
Em Junho de 2004, se a memória não me atraiçoa, apanhei uma trovoada enorme, quando viajava na A1, junto á fábrica de cerveja cintra. Caíram enormes pedras de granizo, que cobriram o chão e o transito parou completamente, durante alguns minutos.
Um abraço
 
=O xinapá!
 
Caro amigo:
Parece que as trovoadas causaram mais danos do que os documentados.
Pois o amigo nunca mais postou!!!

Um abraco com votos de recuperacao.
 
parabéns pelo blog
 
depois de tanto tempo estamos parados? aiai...
 
Enviar um comentário

<< Home
  • This page is powered by Blogger. Isn't yours?