17 junho, 2006
159. Meruge

- Meruge.
Esta planta de nome científico “stellaria media”, que entre nós toma o nome de meruge, surge normalmente em nascentes, regatos ou nas ribeiras, onde há água corrente. É considerada uma erva daninha mas, contudo, na nossa zona é aproveitada para saladas por ser um vegetal tenro e saboroso. A meruge é muito parecida com os agriões embora com características fisiológicas mais diminutas.
Como não existe propriamente a comercialização desta planta para a alimentação é necessário ir apanhá-la. Convém ir devidamente equipado, pois normalmente tem que se entrar dentro de água.

- O nosso conterrâneo Amândio apanhando meruge nas margens da ribeira dos Forcalhos, junto à ponte da estrada para a Lajeosa.
Muitos que vivem longe, e em terras onde esta planta não existe, aproveitam a estada por estas paragens para uma apanha, como mostra o flagrante das fotos que publicamos. Neste caso foi junto à ponte da estrada para a Lajeosa.

Ainda para mais nos Forcalhos os cursos de água não sofrem propriamente de poluição, uma vez que nascem dentro ou relativamente perto dos limites dos Forcalhos onde a industria é inexistente. Por isso mais segura é a qualidade da planta.

- O equipamento mínimo para apanhar a meruge: botas.
Para saber mais sobre esta planta recomendo uma passagem pela enciclopédia wikipedia AQUI ou pela página da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) AQUI .
OJ
.