08 junho, 2006

 

154. Aficionados do Forcão em Espanha

Os Forcalhos são uma freguesia de fronteira. Todo o seu lado nascente é fronteira com Espanha. Com a entrada de Portugal e Espanha na União Europeia esse limite esbateu-se pelo livre-trânsito de pessoas e mercadorias.
Contudo os contactos entre as populações dos vários lados sempre aconteceu, quer em alturas de maior fecho da fronteira quer agora.
A ilustrar estes contactos transfronteiriços retiramos excertos de um artigo publicado no jornal Cinco Quinas, n.º 62 de Maio de 2006, página 15:

"Aficionados do Forcão em Espanha

No dia 13 de Maio os aficionados do Forcão de Alfaiates foram fazer uma demonstração da lide com o forcão em San Felices de los Gallegos (Salamanca).
[...]
O convite para este invento foi feito pelo Ayuntamiento de São Felices ao Centro Cultural e Recreativo de Alfaiates e à Junta de Freguesia. Esta alargou o convite ao Executivo Camarário e aos representantes das aldeias que participam no Festival do Forcão, onde só compareceram a este evento os Forcalhos e Aldeia Velha, desde já o meu Bem Haja.
Logo pela manhã assistimos ao Encerro feito com tradição apenas com cavaleiros. No final da manhã numa praça típica apenas fechada com Carros de Bois antigos e repletos de gente, fizemos a nossa actuação onde correu muito bem e fomos aplaudidos de pé pelos "nuestros hermanos".
[...]
Francisco Baltazar"











- Grupo pegando ao Forcão. (Uma das fotos publicadas no jornal "Cinco Quinas".)


Para a leitura integral do artigo recomendamos a consulta ao jornal "Cinco Quinas".

OJ

.
Comments:
Há algo curioso e interessante nesta iniciativa, que penso ser inédita em terras castelhanas.
Sem dúvida, é uma forma de divulgar a tradição e a cultura arraiana das terras de riba coa.
Oxalá haja mais iniciativas destas, para promover a troca de experiencias culturais de terras que embora próximas, são distintas, mesmo na lide do toiro bravo...
 
Enviar um comentário

<< Home
  • This page is powered by Blogger. Isn't yours?