19 maio, 2006

 

147. Agricultura

Nos Forcalhos existem alguns criadores de gado bovino que têm aumentado o seu património rústico e arrendado a maior parte das terras disponíveis. Para além disso continua a pequena agricultura em tchões e hortas como pode ver-se nas imagens tiradas no mês de Abril, que integram este post.
Trata-se de fertilizar as terras. Para isso se transporta o estrume e se distribui em pequenos montes que depois se espalha. Prepara-se a terra e semeiam-se as batatas, à enxada ou com tractor. E novas máquinas para cortar erva e relva substituem as antigas gadanhas.





























CHGJ / OJ

.
Comments:
Devido ao fraco gosto pelo associativismo das nossas gentes beiras e, devido a retalhacao da propriedade privada, a nossa agricultura tendera e ser cada vez mais uma pequena agricultura familiar de subsistencia. Mesmo essa com tendencia a extinguir-se como sao extinguindo as nossas aldeias, nao sei quem podera ganhar com um pais unicamente litoral!

Um abrco beirao
 
Faltou o a no abraco.
 
E isso nota-se pela diferença na paisagem, no desenvolvimento da agricultura, e mesmo na criação de gado, aqui nesta zona, assim que se atravessa a fronteira para Espanha.
Contudo, as aldeias espanholas, nossas vizinhas, também padecem de despovoamento.
Um abraço
 
Enviar um comentário

<< Home
  • This page is powered by Blogger. Isn't yours?