08 maio, 2006

 

143. Toponímia na Matriz Predial Rústica dos Forcalhos I

Esta é a toponímia que se colhe da actual matriz predial rústica dos Forcalhos. A toponímia realmente usada é mais rica. Segundo julgo saber, as pessoas que estiveram encarregadas de fazer a nova matriz, depois de ter tomado as devidas notas, cortaram bastantes designações com o argumento que eram demasiados nomes. Critérios…
Para algumas propriedades havia uma designação própria que teria uma justificação histórica, como seria o caso da Tapada das Almas (teria pertencido à respectiva irmandade), o Chão do Senhor…
Para além de outras observações ou explicações que queiram fazer, agora só queria chamar a atenção para um disparate que me levou a pedir a intervenção do Senhor Director de Finanças do Distrito da Guarda para o corrigir: Nabos dos Sabugais.




- Expressão errada utilizada no mapa do Instituto Geográfico do Exército.










A primeira versão que conhecemos deste topónimo, é do inícios do século XVI : Nave do Sabugal. E até parece relacionar-se com a divisão administrativa existente na época. A Nave do Sabugal situava-se a nascente, melhor a sudeste da Ermida de Nossa Senhora da Consolação, onde terminava o concelho do Sabugal e começava o de Alfaiates. Os Forcalhos pertenciam ao concelho de Alfaiates mas a maior parte dos seus limites actuais ficavam, então, no concelho do Sabugal. Em finais do século XVI, no tombo do Sabugal e Alfaiates, aparece na forma de Naves do Sabugal. Na antiga matriz predial rústica dos Forcalhos consta Nave dos Sabugais e, na acta geral de delimitação entre Portugal e Espanha (Imprensa Nacional, 1907), Naves Sabugais. É Naves Sabugais que se usa nos Forcalhos e é esta, quanto a mim, na actualidade, a melhor designação a adoptar. Quando muito a dúvida estaria entre Nave ou Naves e na introdução, ou não, de “dos”… mas nunca Nabos. Nabos é um perfeito disparate. Basta ver, logo ali, do lado de lá da fronteira, como pode constatar-se no SIGPAG, a existência de Las Naves Sabugaes. É bom dizer que nas nossas cartas militares se vê, também, Nabos de Sabugais mas, tendo escrito para o Instituto Geográfico do Exército recebi a comunicação de que em futuras edições seria o topónimo rectificado e agradeceram a documentação enviada.


Nova matriz actual


































CHGJ

.
Comments: Enviar um comentário

<< Home
  • This page is powered by Blogger. Isn't yours?