04 maio, 2006

 

140. Uma ronda por festas.

É interessante verificar como há invocações iguais que se espalharam por várias terras da nossa zona, algumas das quais com capela própria.
Entre elas encontramos a de N. S. dos Prazeres.
Como sabemos, tem ermida no Sabugal Velho, em Aldeia Velha, e da qual referimos a festa no post anterior.
Bem perto desta, temos a Virgem da Granja, pertencente ao Souto, que na realidade se chama N. S. Prazeres.










- Ermida da Virgem da Granja (N. S. dos Prazeres): Exterior da ermida; Interior; Vista geral a partir do monte sobranceiro.

Quando me desloquei a este ermida estavam a enfeitá-la para a sua grandiosa festa, que ocorreu a 24 de Abril. Perguntei porque a chamavam de Virgem da Granja quando a invocação é de N. S. dos Prazeres, conforme se lê na placa junto ao portão do recinto. Esclareceram, então, que realmente a denominação é Prazeres, mas, como se situa em terras conhecidas por Granja, adquiriu esta nova designação.
Tem grande festa para onde se desloca todo o Souto. Depois das celebrações há confraternização num repasto farto e duradoiro.
Lamentavelmente, por motivos inesperados, não pude participar.

Neste mesmo dia, feriado do concelho do Sabugal, celebra-se também a festa de N. S. da Graça, que se situa perto da sede de Concelho, junto à barragem.



- Santuário da N. S. da Graça, Sabugal: A capela; Vista geral a partir da barragem.






Outra invocação que também está espalhada pela região é a do Santo Cristo.
É uma das invocações que tem festa nos Forcalhos, no dia 3 de Maio, que foi ontem. Esta festa era tão sentida que os emigrantes, não podendo assistir a ela, resolveram festejá-la também em Agosto, em princípio na terça-feira a seguir à festa do Santíssimo.






- Imagem do Santo Cristo existente na Igreja dos Forcalhos.










Também a nossa vizinha Aldeia da Ponte a celebra efusivamente, considerando como a sua segunda festa religiosa mais importante.


OJ

---------------------

PS: Actualização do post 136. Capeia em Aldeia da Ponte com fotos enviadas por Fernando Lourenço.

.
Comments:
Boa tarde,
em virtude de estar a fazer uma tese de mestrado sobre as alminhas em Portugal- devolução e memória, estudo, preservação e restauro, pretendo incluir um levantamento deste património a nível nacional pelo que se me facilitasse as fotos deste blog, e o nº aproximado ou exacto das alminhas do vosso concelho ficar-lhe-ía grata além de ser uma mais valia para a tese.
o meu e-mail é: rodriguezolinda213@gmail.com
Sem mais, bem haja
Olinda Rodrigues
 
Enviar um comentário

<< Home
  • This page is powered by Blogger. Isn't yours?