30 abril, 2006

 

139. Festa de N. S. dos Prazeres – Aldeia Velha















Na nossa vizinha Aldeia Velha mais uma fez se realizou a festa de N. S. dos Prazeres. Foi no dia 17 de Abril. Anteciparam, por isso, em uma semana, esta festa em relação ao calendário canónico.
A capela, desta invocação, situa-se no monte sobranceiro à aldeia, conhecido por Sabugal Velho, onde estão vestígios de antiquíssimas ocupações humanas.










Da parte da manhã, começou a romaria, com princípio em Aldeia Velha seguindo, uns a pé, outros a cavalo e outros de automóvel, em direcção ao monte.
Embora muito afamada, eu nunca estivera presente nesta romaria. Fiquei, por isso, admirado pelo ajuntamento de tanta gente e este ano com a vantagem da antecipação da festa. No calendário normal seria na segunda-feira a seguir. Com a antecipação puderam participar todos os que cá estavam de férias.










Estacionados os automóveis, concentraram-se todos num espaço um pouco abaixo da capela, onde está preparado um altar e onde foram proferidas algumas orações. Seguiu-se procissão, com banda filarmónica, até à capela onde foi colocada a imagem venerada.
Seguiram-se depois os cavaleiros que deram volta à ermida, montados nos seus cavalos, e prestaram homenagem à Virgem.



















Mas a festa ainda não terminara. Por volta do meio-dia houve missa solene na igreja matriz, que também tem uma imagem de N. S. dos Prazeres, presidida pelo Bispo da Guarda e com o padre Américo. A igreja tornou-se pequena e muitos não conseguiram entrar. Toda a celebração foi preparada com muito esmero brilhando tanto nos enfeites como na música.
No fim da missa seguiu-se procissão, com cruz e bandeiras à frente, por algumas ruas de Aldeia Velha. Saíram todas as imagens em andores. No fim a filarmónica.











OJ

.
Comments:
Comecou a aquecer o tempo e rebodram de entusiasmo as romarias.
A Beira esta repleta se Senhoras para todos os gostos.

Um abraco da Beira (alta)
 
É verdade Al Cardoso. E como prova disso segue o próximo post.
 
Enviar um comentário

<< Home
  • This page is powered by Blogger. Isn't yours?