11 abril, 2006

 

131. Os enchidos










- Os enchidos, ainda frescos, do início deste ano. Entes encontram-se em casa de Celeste Martins Carlos Basílio que nem numa sala do tesouro num palácio

Neste aproximar do regresso aos Forcalhos há um conjunto de sentidos que se agitam com o surgimento de lembranças boas. Um dos sentidos é o paladar.
Falamos de uma região rica de sabores onde os enchidos marcam fortemente presença. Recordo que na minha última estadia, ainda antes do Carnaval, e em casa de Celeste Martins Carlos Basílio estavam a curar um bom conjunto de enchidos, sobressaindo as chouriças e as bexigas, que pingavam por tão frescas estarem. Nesta altura já devem estar boas para o dente. Acompanhadas com pão de centeio ou trigo e um bom vinho e já temos refeição. É só deixar passar esta semana, onde tradicionalmente se guarda alguma reserva, e eis-me então a abocanhar os tão nossos sabores.





- Na direita, Celeste Martins Carlos Basílio, que, com todo o agrado, me mostrou este tesouro que tem em sua casa. Na esquerda, Clementina Teixeira que ajudou na confecção dos enchidos.








OJ

.
Comments:
Quem me dera provar desse tesouro, provar nao comer.

Uma boa Pascoa tambem, com um abraco beirao.
 
Al Cardoso, bem visto. Não só o compreendi como o respeito e por isso não quero que caia em tentação, embora, como sabemos, há enchidos alternativos na região em que pode ir para lá do provar.
E dentro do beirão um abraço especificamente raiano.
Shalom!
 
Caro amigo:
Para nao ser mal entendido, a mim quiz me parecer que os enchidos eram alheiras "tipo Mirandela", como sabe foram inventadas pelos judeus.

Boas Festas

Shalom
 
que saudades dos enchidos! a matança, a mioleira (que agora nao se pode comer), a massa das morcelas na sertã... e os dias seguintes na cozinha ao pé da loje a ver fazer as morcelas, farinheiras, as chouriças, o bucho... lembro-me de achar imensa piada ao nome "colorau" que se usava especialmente nas chouriças... e tambem de esperar o bucho com maior ansiedade, porque era, como dizia a minha avó, o maior, o mais bonito! ai =(
 
Al Cardoso, os enchidos que mais sobressaem nestas fotos são farinheiras (que incluem nos seus ingredientes banha de porco) e bexigas. Também há algumas chouriças mas essas mal se percebem.

Ísis, quando garoto deliciava-me com a mioleira feita na sertã com pão e não sei mais o quê. Depois de tanto tempo sem a provar creio que hoje teria repugnância em a comer (miolos!!!!), para além de agora não ser recomendável.
 
Enviar um comentário

<< Home
  • This page is powered by Blogger. Isn't yours?