22 março, 2006

 

122. Lageosa ou Lajeosa?

O problema levantado parece uma ninharia. Contudo, neste momento, reina uma grande confusão sobre a grafia do nome desta terra, nossa vizinha.
Se olharmos para os mapas existentes no mercado, constatamos que, nos mais recentes, aparece Lajeosa.
No próprio "site" da Câmara Municipal do Sabugal, se bem pesquisarem, lerão, em umas áreas do site, Lageosa e, em outras áreas do mesmo site, Lajeosa.
Em publicações oficiais, surgem as duas variantes.
Os dicionários corográficos e enciclopédias, infelizmente, não são uniformes.
Se formos à heráldica da freguesia, na reprodução do brasão encontramos também duas versões: Lageosa, no site "Lageosa da Raia" AQUI; Lajeosa, em "Home Page do Físico" AQUI. Nesta página da Home Page do Físico diz-se que a heráldica (naturalmente a que apresentam, com Lajeosa) foi publicada na III Série do Diário da República, de 15-11-1996. Não terá sido ela previamente aprovada pela Junta e Assembleia de Freguesia? Se sim, só há que a respeitar ou, então, promover a sua alteração, por via oficial. Não tive tempo de confirmar, no Diário da República.











Nesta questão, julgo que os naturais têm uma palavra a dizer.
A forma correcta de escrever o nome de algumas terras é um problema. Lembram-se do célebre Tino, Presidente da Junta de Rãs? Não sei se é verdade, mas ouvi dizer que tinha sido Rans, passou a Rãs e voltou a Rans. Eu próprio andei mais de 40 anos a escrever, como freguesia da minha residência, Boavista para, agora, recentemente, uns iluminados descobrirem que, afinal, é Boa Vista.

Frequentei a escola primária dos Forcalhos e, para passar para a 4ª classe, eu e os meus colegas de classe tivemos de fazer exame na escola da Lageosa. O exame metia prova escrita onde escrevemos – assim nos ensinaram – Lageosa.
Os dicionários registam os termos de laje, laja, lájea. Os puristas, considerando a palavra derivada, escrevem Lajeosa. Outros, talvez por isso e/ou por ignorância da tradição local, fazem o mesmo.
No jornalzinho "Notícias dos Forcalhos", nº 39, de Dezembro de 2002, escrevemos um apontamento sobre os Forcalhos em que referimos que "o mais antigo documento que se lhe refere e de que, pessoalmente, temos notícia é uma petição feita em 1365, ao Papa Urbano V, por um presbítero chamado Gil Esteves, a propósito dos benefícios das paróquias de Aldeia do Bispo, da Lageosa e dos Forcalhos, na altura pertencentes à diocese de Ciudad Rodrigo [… beneficium, quod in sancte Michaelis de Aldea Episcopi et in sancte Maria Magdalene de Lageosa et in sancte Marie Magdalene de los Forcalles parrochialibus ecclesiis unitis diocesis Civitatensis…]” (A. Domingues de Sousa Costa, Monumenta Portugaliae Vaticana, I, Porto, 1968, p. 490). Pelos vistos já então se escreveu Lageosa.
Por curiosidade, acrescentamos que no cadastro da população do reino, de 1527, consta a Lageosa com 42 fogos. Nas memórias paroquiais de 1758, o pároco indica a Lageosa com 149 pessoas. Na sua Geografia Histórica, de 1736, D. Luís Caetano de Lima aponta, para a Lageosa, 30 fogos e 77 almas. Por curiosidade, ainda, nos censos da população aparece Lageosa em 1864, 1878, 1890 e 1900. A partir deste último, a freguesia é designada, nos censos, por Lajeosa.
Em duas obras muito consultadas, Portugal Antigo e Moderno, de Pinho Leal e no Dicionário Corográfico, de Américo Costa, lá vem a Lageosa.
Quanto a mim prefiro – mas quem sou eu para preferir alguma coisa neste caso?... – mas sempre adianto que prefiro Lageosa pois foi assim que me ensinaram, foi assim durante muito tempo e é assim que vejo escrito nos mais de vinte "sites" e "blogs" de gente desta linda terra (incluindo o site da sua Junta de Freguesia AQUI).
Por vezes (e até em placas toponímicas locais) pode ver-se "Lageosa da Raia". Julgo que será para a distinguir da Lageosa (ou Lajeosa?) do Mondego. Mas há mais, pelo menos nos concelhos de Oliveira do Hospital, Tondela, Tábua, Fornos de Algodres, Viseu, S. Pedro do Sul, Celorico da Beira.

Amigos da Lageosa, vejam o que consta do Código da Divisão Administrativa e, consequentemente, do INE; requeiram o que entenderem, se for caso disso… mas lutem pela consagração e uniformização da grafia que pretendem, se é que isso lhes interessa.
Neste momento, segundo parece (e sem aprofundar mais), a Junta e as gentes da terra escrevem Lageosa mas, pelo Código da Divisão Administrativa e pela heráldica aprovada e publicada em DR (segundo a Home Page do Físico), deve ser Lajeosa. Estarei enganado? Haja quem explique melhor.


CHGJ

.
Comments: Enviar um comentário

<< Home
  • This page is powered by Blogger. Isn't yours?