17 março, 2006

 

120. Descubra as diferenças!





















-Fig.1 ________________________________ - Fig.2


As imagens acima têm diferenças. Onde estão? E qual das imagens é que está mais correcta?
Está feito o desafio. Digam de vossa justiça nos comentários.


---- Actualizado no dia 20 de Março de 2006 com a informação devida. ---


As diferenças estão nas travessas horizontais do forcão que na figura 1 (tirada de AQUI) saem para fora do forcão e na figura 2 não.
Realmente nos forcões só a travessa junto das galhas é que tem as suas pontas mais sobressaídas sendo como uma última segurança a travar o touro de forma a este não conseguir passar para além dela.
Quem me chamou a atenção para este facto foi, já há algum tempo, o Presidente da Junta, José Alves.
A ilustrar duas imagens.
















- (Esquerda) As setas a preto indicam as diferenças.
- (Direita) Foto do forcão, tirada na Lageosa neste Inverno.


Normalmente nos brasões utilizam-se formas simbólicas e estilizadas, conforme afirma o José nos comentários. Por exemplo, é muito comum as terras fortificadas colocarem nos seus brasões castelos simbólicos que figurativamente nada têm com o da terra.
É com esse entendimento que observamos o forcão desenhado no brasão porque senão ainda podíamos apontar mais umas imprecisões.
Embora a capeia com forcão esteja espalhada pelas aldeias da região nós somos a única freguesia que incluiu a sua representação no brasão, tornando-o bastante original. A justificar está o facto de se considerar como provável que a origem deste tipo de capeia tenha origem nos Forcalhos.
Mas outras falhas acontecem, por vezes, em outros brasões. Segue mais um no próximo post.


OJ

.
Comments:
a original é a 1ª
 
A original é a primeira mas o desenho foi mal feito porque normalmente as travassas do forcão não saem do trianglo porque se formos a ver a segunda é mais original mas na Junta de Freguesia á as duas bandeiras a dos paus dos lados que foi a primeira que foi feita e á a segunda que foi feita depois JOSE ALVES
 
Quem idealizou o brasão dos Forcalhos teve uma feliz idéia ao incluir o forcão. Felicito o autor. Merece os parabéns. Claro que o desenho não é uma representação realista do forcão mas uma estilização.Para mim o desenho é interessante. Embora talvez a fig. 1 seja o original, prefiro a 2ª
 
Se reparares bem tem
 
Enviar um comentário

<< Home
  • This page is powered by Blogger. Isn't yours?