15 março, 2006

 

119. Lageosa

Os Forcalhos tem como vizinhos directos três aldeias: Lageosa, Aldeia Velha e Aldeia da Ponte. Embora sejam terras conhecidas de todos, também é verdade que, em muitos, o conhecimento resume-se à estrada principal, a alguns locais públicos, como os cafés, ou aos locais onde se desenrola a capeia, e à casa de um ou outro amigo.
Numa tentativa de ampliar esse conhecimento arranco com uma abordagem às respectivas aldeias através da proposta de um roteiro para cada uma delas. É certo que a construção do roteiro foi efectuada de forma isolada, sem grande material de apoio, e no tempo disponível que consegui para o efeito. É, por isso, natural que haja falhas de monta. Fica o apelo aos leitores que melhor conhecem a terra ou são seus naturais, para através dos comentários corrigirem algum erro ou acrescentarem mais valias.
Neste "post" abordamos a Lageosa.
Começamos com a apresentação dos principais monumentos ou pontos de interesse e no final segue o mapa com o roteiro desenhado.


Lageosa





- Imagem tirada da "A Home Page do Físico" AQUI, e alterada.




A origem do nome tem como provável justificação a existência de grandes lajes de granito, tanto dentro da povoação como em seu redor. Também há quem aponte, como plausível, origens megalíticas.
É uma das freguesias do concelho do Sabugal que faz fronteira com Espanha, a nordeste e a sudeste. Também faz delimitação com os Forcalhos, a Aldeia Velha e a Aldeia do Bispo.
Terra de fronteira, de emigração, e de tradições onde ressalta a capeia com forcão.
Para além da agricultura tradicional da zona, abundava um significativo cultivo de batatas que terá na origem da denominação dos seus habitantes de "patatucos".


Igreja










A padroeira é Nossa Senhora das Neves, tendo festa em 5 de Agosto.
De arquitectura barroca singela tem por cima da porta da fachada lavrado "Ano de 1774". O seu interior é constituído por 3 altares sendo o principal de tipo barroco básico com alguns elementos rocaille, e os dois laterais numa tipologia de tendências neogóticas. O tecto do altar-mor é pintado e o da assembleia tem um medalhão, também pintado, da padroeira.
Ainda mantêm o púlpito, também de tipologia neogótica.
Existem diversas imagens de santos.


Campanário










O campanário é despegado da igreja embora se situe perto da fachada desta. É constituído por dois arcos que alojam os respectivos sinos.


Capela mortuária










É uma construção recente, inaugurada ainda há pouco tempo. Foi edificada no antigo cemitério, no lado norte da Igreja, junto ao campanário. Junto desta encontram-se algumas pedras lavradas como um cruzeiro partido.


Janela pintada










Um raríssimo exemplo da arquitectura "fingida", utilizada em outros tempos, de forma a equilibrar esteticamente uma fachada.


Casas típicas










Normalmente são casas de 2 pisos, ficando, no de baixo, denominado loja, espaços para animais, adega e para os produtos agrícolas. O piso superior corresponde à habitação a que se acede através dos degraus dos tradicionais balcões. De baixo dos balcões geralmente estava uma cortelha.
A Lageosa ainda tem muitas casas de pedra.
Também as casas de 1 piso são típicas e numerosas.


Moinho










Bem no meio da aldeia podemos encontrar um moinho, já desactivado, numa composição muito harmoniosa com o espaço envolvente.


Chafariz










Singelo chafariz de arquitectura semelhante ao que se encontra junto à "escola".


Interior da Lageosa










Quase escondida, mas no meio da Lageosa, existe uma zona de belo enquadramento com a ribeira, a presa, as lajes, as casas e o moinho. Diria mesmo que é um local mágico que nos faz compreender o nome Lageosa. De tão sugestivo, merecia um melhor aproveitamento.


Capela do Espírito Santo










Capela de estilo barroco. No dia do Espírito Santo a imagem segue em procissão da igreja matriz para a capela.
O percurso era, antes, alcatifado com flor de giesta.


Casa sobre a rocha










Conservam-se várias casas construídas directamente sobre as rochas como esta.


Ponte










A ponte assenta directamente nas lajes. Sem antiguidade assinalável. Da ponte observa-se a ribeira a correr em leito formado por lajes.


Chafariz










Singelo chafariz. Encontra-se no largo onde está a escola, a ponte, e as alminhas.


Alminhas










Alminhas, evocando a religiosidade do povo. São muito características da nossa região sendo normalmente lavradas numa só pedra e colocadas à beira de uma estrada ou caminho.


Escolas










Antiga escola primária, hoje com outros fins: Junta de Freguesia e Centro de Convívio.


Chafariz










Chafariz com bebedouros para animais.


Nicho










Com data de 1985 alberga a imagem de Nossa Senhora das Neves.


Depois desta apresentação generalista acrescento o mapa. Contudo algumas considerações.
Através da página do SNIG AQUI tentei extrair a imagem aérea da Lageosa. Contudo, verifiquei que só se encontrava meia aldeia, não apresentando qualquer imagem da outra parte até à fronteira… não entendo porquê! Será que tinham receio de entrar por Espanha adentro? Mas quanto a isso os espanhóis, numa página similar SIGPAC AQUI, não tiveram pejo e entraram na nossa fronteira adentro e, inclusive, apanham parte dos Forcalhos.
Isto, em si, limitou a minha prospecção no terreno.
Mais tarde conseguiram-me uma vista aérea da Lageosa, mas de data já antiga. Para que o roteiro tivesse um mínimo de actualização optei por juntar a metade extraída do SNIG com a imagem antiga. Por isso uma metade é a cores e outra a preto e branco, correspondendo cada metade à sua época. Ao seguirem na zona relativa ao preto e branco terão de ter em conta as alterações prováveis do decorrer do tempo.
Para melhor visualização ou imprimir clicar na imagem abaixo.



































OJ

.
Comments:
Tenho estado atento ao seu trabalho e já algum tempo este site me despertou a minha atenção e como frequentador assiduo do mesmo, apenas quero felicita-lo pelos artigos que nos tem apresentado.Obrigado, (Sou da Lageosa como já deve ter percebido)
 
João, isto é feito na base da carolice e de forma amadora, mas acreditamos que é um pequeno contributo para a promoção dos Forcalhos e da região que tão específica é. Cada uma das nossas aldeias tem as suas especificidades e valores próprios mas todas comungam de uma cultura comum: a capeia com forcão, o ambiente beirão, a proximidade com Espanha, o entrosamento entre as várias aldeias….
E quanto mais nos conhecermos mais rico é esse entrosamento.
É, também, com agrado e satisfação que recebemos o comentário deixado.
Não deixem de dar notícias das vossas terras (como por exemplo capeias ou festas que se desenrolam ao longo do ano) que teremos todo o gosto em noticiar.
 
e um post sobre aldeia velha, nao? :P eheh
 
Ísis, a Aldeia Velha não tem o problema do "G" e do "J"!... =)
De qualquer forma para te deixar com água na boca, digo-te que já tenho os ingredientes e todo o material para o roteiro da Aldeia Velha. Neste momento está a levedar e depois é só ir ao forno. Brevemente já poderás saborear. Mas deixa-me confessar: não imaginava a Aldeia Velha tão grande nem tão acidentada. Deu-me bastante trabalho.
 
Enviar um comentário

<< Home
  • This page is powered by Blogger. Isn't yours?