02 março, 2006
114. O cano do chafariz secou?!

Ao passar junto ao chafariz da Praça estranhei por ver o cano lateral da fonte, que sempre conheci com água corrente, seco. Não corria nem uma gota. Será que já estamos em situação alarmista de seca?! Fui averiguar.
Ali perto, na Rua da Praça, que segue da Praça para o Largo da Fonte onde se realiza o fogo do Natal, estava aberto, em todo o cumprimento da rua, uma enorme vala.

Questionei o Sr. José Alves, presidente da Junta, sobre essa obra, uma vez que a canalização do saneamento já se encontrava concluído há algum tempo nessa rua.
Fiquei, então, a saber que foi feita para a substituição do tubo de ferro, colocado por volta de 1910 ou 1930, por um de plástico. Aproveitou-se o facto de a rua ainda não estar composta evitando que mais tarde se tivesse que rebentar novamente com a calçada para a troca ou reparação do tubo que poderia danificar-se quando colocarem a calçada. Este cano é o que conduz a água ao chafariz (cano ao lado do chafariz). Também colocaram um sistema de torneira para se poder fechar a água. Dizem haver um depósito no terreiro do Largo da Fonte que nesta operação se terá esvaziado. Fiquei, assim, a saber que a causa desta seca foi humana e não natural.
Entretanto já voltou a água ao dito cano.

Aproveitando, uma vez que falo em obras, fiquei também a saber que o Largo da Fonte será calcetado e no Corro será colocado asfalto uma vez que é aí que se desenvolve a capeia todos os Verões.
Perto de nós segue a bom ritmo a construção da variante à Aldeia da Ponte que muito nos beneficiará evitando a passagem pelas ruas estreitas e perigosas da Aldeia da Ponte. A rotunda de intercepção com a estrada dos Forcalhos está praticamente concluída.
OJ
.
Comments:
<< Home
BOAS NOTÍCIAS COMO ESTAS SÃO SEMPRE BEM VINDAS.
A IDEIA DE SUBSTITUIR O CANO POR UM NOVO DE MODO A EVITAR FUTURAS OBRAS ESTÁ BEM PENSADA...
INFELIZMENTE ESTE TIPO DE VISÃO E PLANEAMENTO FALTA EM MUITAS OBRAS PÚBLICAS.
A IDEIA DE SUBSTITUIR O CANO POR UM NOVO DE MODO A EVITAR FUTURAS OBRAS ESTÁ BEM PENSADA...
INFELIZMENTE ESTE TIPO DE VISÃO E PLANEAMENTO FALTA EM MUITAS OBRAS PÚBLICAS.
Gostaria de saber ao que chama asfalto se é alcatrão porque acho que um largo que tem tantos anos e sempre nos habituou ao cheiro da terra nas nossas capeias nao deveria ser alcatruado.um abraço.João Nunes
João, pelo que entendi é isso mesmo. E a justificação dada para essa opção, na altura, foi porque a calçada é escorregadia e mais difícil de limpar a terra que o alcatrão.
Eu também não estou a ver a capeia a decorrer só em cima do alcatrão!
Eu também não estou a ver a capeia a decorrer só em cima do alcatrão!
caro amigo João e Orlindo J. defacto é verdade que vai ser alcatroado o largo do corro como diz toda a vida cheiramos a terra mas os vzinhos dizem que quando chove eles cheiram a lama e nós cá andamos em cima dela e para mais também fica cheio de buracos, com respeito á tourada todos os anos deitam saibro no chão para os touros não escorregarem como fazem nas outras aldeias que normalmente no fim da tourada tem que ser retirada doda a areia de modo a que fique o largo limpo. sem mais um abraço J.A.
Enviar um comentário
<< Home



