22 fevereiro, 2006

 

109. "Copetchos"

A contribuição dos leitores é importante porque aumenta o rico espólio de histórias, contos, vivências, descobertas, novidades, da terra e região, permitindo o seu registo, que de outra forma provavelmente se perderia, e a sua partilha com todos. O Fernando Lourenço (Latote) enviou-nos esta estória. Que sirva de incentivo para que outros leitores partilhem também de seu saber. Desde já o nosso agradecimento ao Fernando pela colaboração.


Nos Forcalhos era costume oferecer um copo de vinho (pelo menos um) aos amigos que nos visitavam.
Por vezes (normalmente ao domingo), os vizinhos ou amigos em vez de irem para a taberna beber iam a casa uns dos outros, conversando e bebendo uns copos.
Talvez “embalados” nessa “onda”, eu e o Vitor, neto do “ti Manel Zêlo”, filho do Zé, certo dia, andávamos ambos na escola primária, depois de termos ido à adega de meu pai fomos também à adega do avô dele.

Ouvindo barulho na loja, o “ti Manel Zêlo” foi ver o que se passava e ainda a tempo de ouvir a nossa conversa, enquanto o Vitor procurava um copo para bebermos o vinho.









Eu conhecia bem os cantos à casa de meu pai e sabia que numa prateleira, na adega, havia copos, mas o Vitor, o primeiro copo que encontrou foi uma “copa da aguardente” e foi nessa copa que bebemos o vinho, enquanto eu comentava:
- Porra! O teu abô tem cá uns copétchos muito pequerrétchos...
Nessa altura o ti Manel Zêlo não se conteve e desatou a rir e depois foi mostrar-nos uma “buraca” na parede onde estava o copo do vinho...

Já eu era adulto e estava em Lisboa, mas cada vez que eu e o ti Manel Zelo nos encontrávamos, convidava-me para beber um copo...
O comentário dele era sempre o mesmo:
- Vem cá beber um copo que agora já tenho copos grandes.


Fernando Lourenço

.
Comments:
É interessante como uma pequena estória de infância pode deixar marcas tão duradoiras.
 
A foto da "buraca" é um bom complemento para esta estória...
Um abraço.
 
Uma pequena ilustração. Esta é de casa de minha avó. Foi só tirar umas ferramentas que estavam na "buraca" e colocar umas "copas" que rapinei de um armário.
 
Enviar um comentário

<< Home
  • This page is powered by Blogger. Isn't yours?