21 fevereiro, 2006

 

108. “… a sarangonha berás.”



- Cegonha numa chaminé de forno, em Aldeia Velha.







Eu vi! Eu vi!
Isto para confirmar o ditado comentado no post 102. S. Brás. A cegonha é uma ave de arribação, migratória. Esta é a época de regresso dela às nossas terras.
A primeira que encontrei foi na Aldeia Velha em cima da chaminé de um antigo forno. Depois foi vê-las em grande número por toda a região e, inclusive, como não poderia deixar de ser, nos Forcalhos.
Será que a chegada das cegonhas está directamente relacionada com o dia dos namorados? Estarão elas à espreita por algum descuido dos apaixonados para mais tarde surgir, trazendo, no bico, um bébé embrulhado em fraldas?
Não sei, porque também não lhes perguntei. E mesmo que as tivesse questionado, duvido que me dessem resposta (o segredo é a alma do negócio). Mas que cada vez vejo mais cegonhas, isso é verdade. O amor anda no ar.










- Cegonhas nos Forcalhos. À esquerda na Quinta do Dr. Manso e à direita no Vale do Moinho.











-Na esquerda, ninho com as cegonhas, também em cima de uma chaminé de um forno, na Nave. Na direita, em cima da torre da Igreja do Soito.

OJ

.
Comments:
Oxalá a "sarangonha" traga muitos bébés no bico, para ajudar a povoar os Forcalhos e aldeias vizinhas, cada vez mais desertas.
Se não fôr o caso, pelo menos que não traga a gripe aviária...
Lembro-me dos mais antigos relacionarem a predominância das cores branco/preto da "sarangonha" com o clima.... mais clara/escura mais/menos frio/calor...mas já não me lembro da interpretação correcta que faziam... secalhar é da idade...
Um abraço.
 
Fernando, concordo plenamente. Uma terra sem crianças compromete o seu futuro.

Desconhecia essa associação das cores da cegonha. Isso merece um aprofundamento. Logo que possa tenho de questionar os mais antigos para completar essa achega.
 
eu conheço aquela chaminé! e estas férias tambem vi uma sarangonha ao pé do lar! =) estão a arranjar aquilo para ficarem lá. =)
 
Não me digas que o lar vai passar a ser para as sarangonhas!!! :)
 
Enviar um comentário

<< Home
  • This page is powered by Blogger. Isn't yours?