04 janeiro, 2006

 

88. O talefe na Cabeçalta





- Talefe da Cabeçalta. Ao fundo avista-se a aldeia dos Forcalhos.









Entre nós, forcalhenses e nas aldeias vizinhas, os marcos geodésicos são conhecidos por “talefes”.
Nos limites dos Forcalhos situa-se apenas um: o do Monte Calvo. Nas proximidades há mais dois: um para os lados do Fornito, junto à raia; o outro fica à Cabeçalta, ao lado da Estrada dos Forcalhos para o Plicantão (cruzamento das estradas dos Forcalhos, Lageosa, Aldeia do Bispo e Aldeia Velha).
Desta vez incluímos uma fotografia do talefe da Cabeçalta. Vale a pena parar ali, quando passamos na estrada. Descortina-se uma ampla e bela paisagem.










- Algumas vistas tiradas do talefe da Cabeçalta:
Esquerda - Para Sul temos o vale da Aldeia Velha cercado por montes. O primeiro dos três montes visíveis corresponde ao Sabugal Velho, famoso pelas ruínas arqueológicas e pela capela de N. S. dos prazeres e de onde também se captam belas e extensas paisagens.
Centro - Na linha do horizonte, bem no alto da ténue serra que se vislumbra, a cidade da Guarda.
Esquerda - Mais para norte observamos a Aldeia da Ponte.


Aproveitamos para lembrar um fenómeno que ocorria neste local há cerca de uma meia dúzia de anos.
Começavam, então, a disseminar-se os telemóveis, mas os operadores ainda não cobriam adequadamente o território nacional. Acontecia, nesses anos, que nos Forcalhos, os telemóveis não funcionavam por não terem “rede”. Porém, junto ao talefe da Cabeçalta, ponto muito mais alto, os telemóveis já “apanhavam rede” embora com dificuldade e funcionavam.




- "A central telefónica" (montagem).






Nessa altura era curioso ver, mais nas férias do Verão, muitas pessoas virem até ao talefe para falarem ao telemóvel, com familiares e amigos, e andarem de mão no ar às voltas à procura do melhor sítio para captar a dita rede e começarem a falar. Havia quem na terra brincasse chamando ao talefe central telefónica.

CHGJ

.
Comments:
Viva!
Queria informá-lo que no browser firefox os links da esquerda não aparecem no sítio devido, surgindo apenas depois de todos os posts. No explorer não há qq problema.
Abraço!
 
Será um problema de rede? Querem ver que agora temos de ir com os PC´s para a Cabeçalta de mão no ar à procura da dita rede?!!!!
 
El Mono, nós utilizamos somente o “explorer”, e o rosto foi construído nessa base. Daí essa falha que a seu tempo tentaremos resolver. Como foi escrito no post n.º 87: “ainda somos como uma criança, com falhas e desacertos próprios da idade.” Contudo agradecemos a informação, pois há sempre coisas que nos escapam e aí o papel dos leitores é fundamental.

Antena Desalinha espero que não.

Idanhense, mas há outras zonas do país que somente utilizam o termo “marco geodésico”. Quanto ao vinho desconhecíamos e se é bom, então, vai-nos obrigar a fazer uma pequena investigação.
Boa sorte para a saga que tem sido a do desaparecimento do passo da paixão da via sacra de Idanha-a-Nova. Penso que o talefe de furto não sofrerá atendendo ao tamanho, mas na região também existem inúmeros problemas com a salvaguarda do património.
 
pois é! ainda me lembro do primeiro telemóvel do meu pai, enorme e da "telecel"...ele nunca tinha rede em aldeia velha e ia sempre ao talefe telefonar...e eu achava piada ao nome pela associação com o telefone...até pensava que tinham posto o marco exactamente por ser um sitio alto e propenso a mais rede... enfim :P
 
Bem visto Ísis. Quando não sabemos para que serve algo a imaginação dá soluções curiosas e engraçadas. :)
 
Enviar um comentário

<< Home
  • This page is powered by Blogger. Isn't yours?