29 janeiro, 2006

 

100. Neve aos 100

Degrau a degrau alcançamos o post número 100. E nesta efeméride o país é brindado com neve. Os Forcalhos, como não poderia deixar de ser, vestiu-se de branco.
De forma inesperada também caiu neve mesmo em zonas não habituais como o Alentejo. A A1 teve de ser cortada entre Pombal e Santarém e a meio da tarde desde Leiria, sendo o trânsito desviado para a A8 o que embaraçou o transito em redor desta cidade.
Em Leiria é raríssimo nevar e quando tal acontece é de forma muito tímida e de parca duração. Hoje não foi assim. Nevou intensamente e durante horas. Em alguns sítios mais altos chegou a coalhar. Acrescento algumas fotos.




















- As serras à volta de Leiria encheram-se de branco. E lembrar que, onde se vê o branco, ainda não há muito era floresta que o fogo consumiu.


OJ

.
Comments:
pojé, parece que só em Lisboa cairam umas gotas geladas quase flocos. no resto do país (menos porto e faro, pelo que parece), a neve coalhou um bocado! aqui foi muito fugaz!!!
 
ah, e tenho fotos de aldeia velha com neve MUUUITO melhores que essa. eu sei que vais responder "eu também tenho dos forcalhos", mas não interessa. aposto que as minhas são melhores.
 
Aqui não coalhou mais porque a terra estava molhada o que fazia derreter a neve logo que esta tocava no chão, embora os flocos eram grandes e em quantidade. Ainda deu para brincar. A Serra d´Aire é que se transformou numa Serra da Estrela.
Lisboa é uma cidade amena. O tamanho da cidade, o mar, o estuário, entre outros, influenciam a sua temperatura e, talvez, por isso a pouca neve. Leiria curiosamente é das cidades do país com maior amplitude térmica. Hás-de reparar na metrologia que, muitas vezes, na previsão da temperatura mínima esta é inferior à da cidade da Guarda.

Eu não aposto porque tenho azar ao jogo (em aposta só ganhava a um primo e era a pastilhas). Essas fotos que falas são deste dia ou de outros nevões?
 
Realmente cá em Évora, caiu neve todo o dia! Posso dizer que foi um dia em cheio! Afinal, sempre deu para estar todo o dia com o pessoal. Mas mesmo havendo neve cá, a nossa ida aos Forcalhos está para breve!
 
ainda não recebi as deste "nevão", mas também tenho de outros dias de neve. =)

ao estoril a neve custou sobretudo a chegar, por causa da proximidade do mar... e conheço gente que estava em cascais e não viu nada...
 
Se das fotos que receberes deste nevão houver alguma que possas ceder para publicar aqui ficava-te agradecido. E o repto é para todos. Quem tiver fotos interessantes deste nevão que nos possam ceder enviem-nos através do email noticiasdosforcalhos@gmail.com .

O curioso é que eu tinha esperanças que nevasse nos Forcalhos no Natal, mas nada. O Natal nem teve muito frio. Mas já que eu não fui à neve veio ela a mim. ;)
 
Enviar um comentário

<< Home
  • This page is powered by Blogger. Isn't yours?