30 dezembro, 2005

 

86. Bom ano de 2006











(Salvador Dali - Relógios moles)


O Blog N.F. deseja a todos boas entradas em 2006 e que seja um ano repleto de prosperidade e que consigam alcançar a realização de todos os sonhos.

CHGJ / OJ

.

29 dezembro, 2005

 

85. O Santo Menino



















Toda esta agitação com compras de prendas, deslocações para junto dos próximos, o jantar esmerado, o convívio,..., tem como fundamento a comemoração do nascimento do Menino Jesus. Assim, como hà dois milénios atrás o Menino foi adorado em Belém, também os Forcalhos entrou na igreja e em comunidade prestou adoração.
A igreja estava muito bela sendo que todos foram unânimes nos comentários e elogios. O presépio foi construído com encanto e apresentou-se muito harmonioso. Mais uma vez parabéns aos mordomos.
A Missa iniciou-se pelas 9 horas de Domingo, o que consideramos muito cedo para uma época em que o convívio nos leva pelo serão adentro e por isso foram bastantes as ausências sentidas na igreja. A registar os momentos aqui ficam algumas fotos.




































- Os mordomos Zé-Carlos e Carla com o seu patrono nos braços: o Santo Menino.












OJ

.

28 dezembro, 2005

 

84. A fogueira de Natal

A lenha



















Como de costume foi armada uma grande pilha de lenha, forrada com giestas, no centro do largo da Fonte alguns dias antes do Natal. É um encargo da responsabilidade dos mordomos do Santo Menino. Felizmente durante os dias em que esteve no largo praticamente não choveu permitindo que a lenha permanecesse seca.













O fogo



















A noite de Natal estava muito agradável, sem as geadas que semanas antes tinha assolado toda a região dos Forcalhos. Pudemos todos, desta forma, gozar e desfrutar da beleza dos madeiros a arder libertando, de quando em quando, grandes quantidades de faúlhas estrelando todo o céu que nos cobria, assim como o convívio iniciado com cumprimentos de boas festas.
Neve real não houve. Mas se Lisboa teve a neve de espuma, anunciada nos vários noticiários nacionais, nós também tivemos a nossa neve artificial. Nada mais que a cinza libertada pela fogueira e que caía do ar como neve. A confirmar basta observar algumas das fotos.





















O convívio





















Comes e bebes































Os mordomos e família




- Os mordomos são a Sofia (2ª pessoa a contar da esquerda), o Zé-Carlos (4ª pessoa a contar da esquerda, em pé) e a Carla (5ª pessoa a contar da esquerda). Não esteve presente o mordomo Zé-Luis que, por força maior, não pode deslocar-se aos Forcalhos.










Os mordomos estão de parabéns por terem proporcionado a tradicional fogueira de Natal ao redor da qual o povo conviveu e se divertiu.


OJ

.
 

83. O Pai Natal foi visto nos Forcalhos

Como todos sabem o Pai Natal faz as entregas dos presentes na noite do Natal sem que seja visto. É assim que o ancião farfalhudo chega ás casas subindo aos telhados para através das chaminés entrar dentro delas. Depois, junto da lareira, coloca as prendas da garotada.
Porém, este ano o Pai Natal foi avistado trepando para os telhados. E também foi descoberto pela criançada quando ia colocar as prendas no sapatinho. O Pai Natal, apesar de surpreendido pelo inesperado encontro com a pequenada, não se desfez e com a sua boa disposição logo entregou directamente os embrulhos com o seu característico riso. Hou! Hou! Hou!
O Blog N.F. esteve lá e conseguiu estas fotos.


















OJ

.

23 dezembro, 2005

 

82. Boas Festas





















(Montagem de pintura de Josefa de Óbidos em fotografia com os Forcalhos)


O Natal está cada vez mais próximo. Como este é o ultimo post que publicamos antes desse dia aproveitamos para desejar a todos boas festas e um feliz e santo Natal.
Aos que estiverem na nossa santa terrinha dos Forcalhos encontramo-nos na fogueira do natal.

E dentro do espírito ficam estes versos:

Poema de Natal
(excerto)
por António Gedeão


(...)
Mas a maior felicidade é a da gente pequena.
Naquela véspera santa
a sua comoção é tanta, tanta, tanta,
que nem dorme serena.

Cada menino
abre um olhinho
na noite incerta
para ver se a aurora
já está desperta.
De manhãzinha,

salta da cama,
corre à cozinha
mesmo em pijama.

Ah!!!!!!!!!!

Na branda macieza
da matutina luz
aguarda-o a surpresa
do Menino Jesus.
(...)


CHGJ / OJ

.

22 dezembro, 2005

 

81. Anunciação















Estamos na época natalícia que no meio rural é intensamente vivido com tradições próprias, carregadas de simbolismo.
Brindamos os nossos amigos e visitantes com um postal da nossa autoria e que serviu de capa do ultimo número do jornal N.F., subordinado ao tema da “Anunciação”, prenúncio do Natal.
Também como prenúncio do natal nos Forcalhos seguem-se uma fotografia, do ano de 1984, com o corte e transporte de carvalhos e dos seus cepos para a fogueira de Natal, no Largo da Fonte, e outra fotografia, do ano de 1974, com cepos de lenha já amontoados e preparados para o fogo do Natal. O fogo é da responsabilidade e preparação dos mordomos do Santo Menino (Menino Jesus).














Na aldeia não havia Pai-Natal. O centro da festa era o Menino Jesus e era ele que punha os presentes (pobres, por vezes um rebuçado) no sapatinho das crianças que, para isso, ficavam junto do lume, que muitíssimas vezes não dispunha de chaminé.
A Ceia de Natal era tradicionalmente batatas com couves e bacalhau. Lembro que nesta altura havia ao longo do ano dias de abstinência que a generalidade das pessoas observava. A tradicional Ceia de Natal com batatas, couves e bacalhau cozidos, tinha o fundamento na abstinência (não se podia comer carne) que então era preceito da igreja para a véspera do dia de Natal, e obedecida pelos cristãos.

CHGJ / OJ

.

21 dezembro, 2005

 

80. Entrada no Inverno

Hoje, 21 de Dezembro, é o solstício de Inverno no hemisfério Norte. Ou seja, é a altura do ano em que a terra tem o Pólo Norte mais afastado do Sol. Por isso muda hoje a estação. Deixamos o Outono para entrar no Inverno. Também é a partir de hoje que as horas de luz diárias começam a aumentar em cada dia que passa.
O frio mantém-se com algumas camadas de geadas em cima. Seguem fotos, tiradas nestes dias gélidos, ilustrativas da intensidade do frio.
















































































OJ

.

20 dezembro, 2005

 

79. O Natal aproxima-se





- Vista nocturna dos Forcalhos num ambiente natalício (montagem).










O dia de Natal está cada vez mais próximo e o ambiente que se vive nesta altura do ano não nos deixa esquecer de tal. Nos lares acrescenta-se uma decoração mais efusiva. Decora-se uma árvore de natal e monta-se um presépio. Sondam-se as prendas a escolher para entregar no dia natalício.
Esta comemoração do nascimento de Cristo leva-nos ao encontro dos relacionamentos humanos, na reunião familiar no íntimo da ceia, na congregação do povo tanto na fogueira do natal como na missa natalícia.
Enquanto o momento não chega aqui ficam algumas imagens, tiradas nestes dias, evocativas desta época.





- Uma janela forcalhense com luz natalícia.














- Transportando os pinheiros para enfeitar o lar.












OJ

.
  • This page is powered by Blogger. Isn't yours?