30 novembro, 2005

 

70. Antes e depois – As eiras

Antigamente o centeio era uma das bases de sustento das famílias na região dos Forcalhos.
Vê-se nestas fotografias, que seguem, como, depois das ceifas, se juntavam os molhos em “rolheiros”, como se carregavam em carros com estadulhos próprios e como se juntavam em medas nas eiras. Seguiam-se as malhas com mangual e mais tarde com máquinas malhadeiras.
Actualmente as eiras já nada têm a ver com malhas, nem desempenham as tarefas de outrora sendo o seu nome somente designação do local. No entanto outras funções foram acrescentadas. Num dos extremos foram colocadas balizas (vandalizadas ainda há pouco tempo, notícia que demos conta no post n.º 62) para a prática do futebol. Noutro extremo construiu-se a ordenha, também esta em declínio, e num recanto um nicho com imagem de Nossa Senhora. Ainda de referir que nas festas de Agosto, durante a capeia, transforma-se num autentico parque de estacionamento, tão congestionado como numa qualquer grande cidade.



- Depois das ceifas juntavam os molhos em “rolheiros”. Ambas as fotos de 1983.












- Fotos com mais "rolheiros" juntos. As fotos também datam de 1983.














- Carro de bois com estadulhos próprios para a recolha dos molhos juntos em "rolheiros". Foto sem data.











- Recolha dos "rolheiros". Embora o normal era ser efectuado num carro de vacas, nestas fotos é feita por um carro de burros, já no declínio desta prática ancestral. Fotos sem data.


























- As eiras antes e o depois. Foto do lado esquerdo, com data de indeterminada, podemos observar as médas. Na foto da direita, com data de Novembro de 2005, temos em primeiro plano o nicho seguido da ordenha.























- O mesmo local mais em pormenor. Também com data indeterminada a foto da esquerda deixa vislumbrar a parte superior do chafariz das eiras junto ao poste de iluminação. Na foto da direita, com data de Novembro de 2005, esse chafariz encontra-se por de trás da placa indicativa do Sabugal, e muito alterado. Ao fundo, as máquinas que trabalham no saneamento e as balizas vandalizadas.






















- As eiras vistas da rua do cemitério. Em primeiro plano são lameiros e só para lá dos muros as eiras. Interessante verificar como antes estavam isoladas e agora as casas já a rodeiam. A única casa visível na foto da esquerda (sem data) mantém-se na foto da direita (com data de Novembro de 2005) embora alterada, foi-lhe acrescentado um portão e um anexo.




- Vista também tirada da rua do cemitério. Temos em segundo plano as eiras repletas de carros. Foto tirada em Agosto de 1999 aquando do encerro.



























- Década de 1950.
Na foto da esquerda observamos o malhar de forma manual, com mangual. Conseguimos identificar o Leonel, à esquerda, e a Clara da tia Inês, a Maria do ti David, duas filhas do ti Orlindo de quem era a malha e o Carlos com um ancinho, à direita.
Na foto do Centro, à esquerda, o Carlos e o Leonel.
Na foto da direita já é através da máquina que surge por de trás das pessoas. Identificamos o Carlos com um nagalho na mão, a Rosa da tia Inês e o ti Zé Pespega no centro em segundo plano.

CHGJ / OJ

.
Comments:
...Outros tempos... e que tempos... ainda participei algumas vezes na "acarrreja" e na malha.
Mesmo em criança estendia os nagalhos para fazer as "faixas" de palha já malhada, ou cortava os nagalhos dos molhos, para entrarem na máquina. O pior de tudo, além do ruído e do calor intenso era o pó...
Parece-me ser o meu falecido pai que está na foto a descarregar os molhos da carroça do burro...
Um abraço.
 
Como podes ver pelas últimas fotos também ajudei a acarrejar, a fazer as médas e, mesmo estudante, a estender nagalhos e a dar os molhos para a máquina. Esta última operação punha-me os dedos em sangue com as praganas a espetarem-se por todo o lado.
Parece-me que é de facto o teu pai.
A foto, por não ter a data atempadamente anotada, não sei exactamente quando foi tirada. Parece-me que é ano próximo de 1985 ou deste mesmo ano.
CHGJ
 
Enviar um comentário

<< Home
  • This page is powered by Blogger. Isn't yours?