26 novembro, 2005

 

68. Curiosidades construtivas - Portais e Portaleiras

Antes de mais uma definição.




- Portaleira. Foto de Dezembro de 1984.








As portaleiras consistiam (e ainda consistem) numa abertura, relativamente estreita, na vedação de um prédio rústico, para entrarem e saírem, por aí, animais e pessoas. A vedação, especialmente no caso dos lameiros, abrangia todo o perímetro e constava de muros de pedra solta. Os lameiros destinavam-se unicamente a pastagem de vacas, burros e cavalos.
Outros tipos de prédios rústicos (Nabais, terras centeeiras…) podiam ser total ou apenas parcialmente vedados, designadamente com muros junto dos caminhos para os animais não entrarem e danificarem as colheitas. Noutros casos, principalmente em terras centeeiras mais afastadas, não havia vedações.




- Portal. Foto de Dezembro de 1984.








Os portais eram mais largos para dar entrada e saída a carros de vacas e vacas junguidas.
Pode ver-se o que se escreveu no NF nº 10, de Julho de 1988, nº 15 de Janeiro de 1991 e nº 42 de Agosto de 2004. Mas agora vamos ser sintéticos uma vez que as fotografias são elucidativas.
A abertura das portaleiras era delimitada por pedras grandes, em U ou em V.
Tapavam-se com:

- Pedra miúda;




- Portaleira tapada com pedra miúda no caminho de Aldeia Velha num dos lameiros contrários às eiras. Foto de Abril de 1984.








- Espinheiros;


- Portaleiras tapadas com espinheiros.
(da esquerda para a direita)
1- Foto de Abril de 1984.
2- Caminho de Albergaria a seguir ao povo, lado esquerdo . Foto de Dezembro de 1984.







- Com um sistema misto, de pedra miúda por baixo e espinheiros por cima;




- Portaleira tapada num sistema misto de pedra miúda e espinheiros. Foto de Abril de 1984.








- Com cancelas.



- Portaleiras tapadas com cancelas.
(da esquerda para a direita)
1- Lameiro no caminho para a Aldeia Velha, depois da ponte. Foto de Abril de 1984.
2- Foto de Abril de 1984 também na estrada da Aldeia Velha.






O sistema mais simples e cómodo seria o de cancelas que aqui há uns 60 anos era pouco utilizado. A pedra miúda era abundante e não custavam nada. Para as cancelas, além da madeira, eram precisos pregos que custavam dinheiro que era pouco. Assim, o sistema mais utilizado era o da pedra miúda, melhorado, por vezes, com espinheiros.
Os espinheiros tinham o inconveniente de se deteriorarem facilmente com o uso. Duravam pouco.
Algumas vezes portais e portaleiras coexistiam, autonomamente, lado a lado.













- Portaleiras junto de portais.
(da esquerda para a direita)
1- A letra "A" corresponde à portaleira e a letra"B" ao portal, ambos tapados com espinheiros. Foto de Dezembro de 1984. No caminho de Albergaria, a seguir ao povo no lado esquerdo.
2- A grande pedra central separa a portaleira, mais estreita e no lado esquerdo, do portal, mais largo e no lado direito. Foto de Dezembro de 1984.
3- No lado direito de imagem observamos a portaleira tapada com tábuas. Imediatamente a seguir, para o lado esquerdo e separado pelo bloco granítico, o portal tapado com pedra miúda. Foto de Dezembro de 1984. Lameiro às Sarzedas.



Outras vezes, a portaleira ficava dentro do portal e era desfeita e refeita quando necessário entrar e sair com o carro das vacas.



- Portaleira incorporada no portal. A portaleira é delimitada pelas pedras que formam o "V". O portal começa na enorme pedra horizontal, na esquerda da foto, e termina na grande pedra vertical, na direita da foto, englobando a portaleira defenida pelo dito "V". Foto de Dezembro de 1984.







Acontecia isso, por exemplo, quando era preciso entrar com o carro para tirar o feno dos lameiros. Abria-se, então o portal, desfazendo-se a portaleira nele integrada. Saído o feno, voltava a tapar-se o portal, recompondo-se a portaleira nele integrada.
Em algumas terras centeeiras, mormente nas mais afastadas e onde pouco se ia, bastava um portal, não havendo aí portaleira.













- Cancelas de madeira.
(da esquerda para a direita)
1- Foto de Abril de 1984. No caminho de Aldeia Velha entra as eiras e a ponte.
2- Foto de Dezembro de 1984. No caminho de Albergaria, do ti Chico Requeto.
3- Foto de Dezembro de 1984. Nas Sarzedas.


Esta distinção e a utilização de pedra miúda, como muita outra coisa, tem evoluído. Para a vedação está a ser usado o arame farpado e, consequentemente, também esse arame começou a tapar entradas e saídas dos terrenos.










- Cancelas feitas de arame farpado.
(da esquerda para a direita)
1- Foto de Novembro de 2003.
2- Foto de Novembro de 2003.
3- Foto de Agosto de 1991. Estrada do Fornito.














- Cancelas metálicas.
(da esquerda para a direita)
1- Foto de Dezembro de 1984. Nas Sarzedas.
2- Foto de Dezembro de 1984. As primeiras cancelas de ferro foram colocadas, nos Forcalhos, pelo Sargento Peres, antes de meados do século passado, sendo esta uma delas.
3- Foto de Dezembro de 1984. Sortes do Beto.


CHGJ

.
Comments:
Antigamente havia homems inteligentes metiam as cancelas nas portaleiras e tapabam aquilo que era deles, agora não tapam as portaleiras tapam logo a caminho estes seram inteligentes ou burros?
 
Pois, estes devem ser poupadinhos.... Como estamos em época de crise, e as massas são curtas, deve ser mais económico tapar um caminho do que várias portaleiras.
E ainda não cobrarem uma portagem aquém, por direito, atravessar o caminho que é público!!!!!!.........
 
ade vir o tempo que o caminho das casilhas ade ter uma portão logo a saida da povoação e teremos que pagar para irmos ver as nossas propriedades,Que será de uma pessoa idosa que quer ir ver o seu terreno e ao passar o portão encontra uma vaca no caminho que escorna a culpa ainda sera dela porque passou o portão
 
La vêm outra vez os anónimos (estupidos anónimos,melhor dizendo).Pois é mas a verdade é que a vossa ganancia é brutal,já para não falar da ignorancia, então deste ultimo, com esta do "ade", valha-nos a santa burrice, escreve-se "há-de"!!E agora pergunto eu:Porque é que alugam as vossas propriedades? Porque é que cobram valores exorbitantes por terrenos que se não são tratados por estas pessoas,ficarão baldios?Pois é,é que realmente antigamente cada um tapava aquilo que era seu,mas hoje em dia as coisas mudaram ficaram estas pessoas a tratar dos terrenos que vocês herdaram dos vossos pais ou avós e lhe dão utilidade, que trabalham os terrenos por vós abandonádos ou esquecidos.Sejamos sensatos e coerentes e pensemos,se esta questão é assim tão relevante quanto a querem fazer parecer!Outra pergunta:Quantas foram as pessoas que foram colhidas por algum animal selvagem, nas circuntancias que se descrevem?!( 0 ) e para aqueles que gostam de percentagens ( 0,0% ).Por favor não mal gastem o vosso tempo com questões aspirantes a politiquices de meia tigela.Preocupen-se mas é em saber porque é que por exemplo as crianças nos forcalhos não sabem o que é um computador,ou a inter-net ou porque é que ainda não temos um centro de dia, ja que existe um terreno que foi cedido para o efeito.pois é!!E já agora, porque é que cada vez menos nos visitam no natal,ou na páscoa,ou mesmo no mes de Agosto?Acho que são questões bem mais importantes do que cancelas nos caminhos.João Manso
 
toma mais uma joaozinho falas dos caminhos tapados e nao te gosta por que e e que o teu pai faz o mesmo por isso e que falas porque se todos ai dessa terra tivessem tomates arrancavam tudo isso, e como a junta tambem nao se encomoda e tudo vai bem do vosso lado joaozinho que so tens gargalo
 
E falas-me tu de tomates, caro(a) anónimo...enfim...hehehe!!
Mas mudadando de assunto,realmete a ideia parece-me boa, mas na teoria, porque na pratica isso não se verifica( desunir, unir...?!!)Respondendo agora ao seu comentário caro chgj, porque aos restantes nem sequer me vou dignar a faze-lo, pra já.Parece-me ter havido aqui um erro de compreenção da vossa parte, ou então da minha em me explicar. Pois bem, no que trata da questão relativamente ao zé noi e quero que fique bem claro, não vos acusei a vós (jornal) de nada!!Não era de forma alguma essa a minha intenção, muito menos pedir que falem, ou melhor que escrevam sobre ele.Ao contrario do que alguém referia, não concordo com o facto de ser apenas referida a familia Aposta,neste jornal.Na verdade isso a mim não me interessa, nem concordo, refira-se. Mas gostaria tambem deixar claro, que não é isso que reclamo para o meu pai, de forma alguma!!Muito humildemente "falando" e não desprestigiando em nada as vossas noticias, penso que notoriedade,ele ja tem. Mas enfim é so uma opinião.Agora e mais uma vez,reescrevo, que em nada vos acusava em relaçao a esta questao, ou de especularnem, nem mesmo sequer o desprestigiar, pareceu-me bem claro, a quem me referia (vozes intriguistas,julgo que não pertenceis a este quadro), mas fica aqui entao mais uma vez essa nota. De facto, em tudo o que vou lendo por vos escrito, a mentira não me parece estar patente.Mas a verdade é que em alguns casos, está, no meu ponto de vista (humilde) imcopleta, se assim me dais liberdade para o escrever. Há muito mais coisas a ser referidas, mais verdades, mais situaçoes que deveriam ser também referidas (ex:foram dados alguns, haverá tantos outros!!) e tudo isto sem desunir o povo (expressão vossa, utilizada para me corrigir).Sublinho agora aqui tambem, que ESSA não é a postura na qual me enquadro. Eu tambem gosto da minha terra, sabem ?! Os FORCALHOS... e se nao acreditais, enfim isso talvez já seja um problema vosso. Meus caros amigos, espero contudo que a presença dos meus comentários não vos cause qualquer tipo de transtorno ou incomodo. Porque estes apenas incomodam, como podeis verificar a quem como diz o ditado "lhe cabe na carapuça", o que eu acredito!(mas enfim, parece que há muita coisa, que muito sinceramente admito não conhecer ou saber...)Em relação á outra questao, do facto de o meu pai estar na junta, nao me esqueço caro (a) anónimo(gostaria de apelida-lo com outro nome, pelo seu...mas visto que quem nao tem os referidos tomates, é o senhor(a), teremos que limitar-nos a trata-lo desta forma, ja que esta é a unica educada de o fazer,mas enfim... isto foi so um detalhe),mas tambem nao me esqueço que algo se fez e se o caro anonimo (a) faz melhor...faça favor. CAndidate-se ou volte a recandidatar-se (se é o caso), talvez possa conhecer a sua identidade na altura das eleiçoes e, ai, votar então no senhor(a), isto porque desconfio, desempenhará sem duvidas, esse papel muito melhor: O de um presidente cobarde, ou melhor, sem tomates, pegando na sua expresão (se me permite). Antecipando a sua possivel pergunta (caro(a)anónimo),lhe respondo também, que na verdade não é minha intenção candidatar-me, visto que não tenho o tal perfil, referido! Quanto á questão do "lérias" e etc, é apenas a sua opinião caro anónimo, mas não a unica e universal. Lamento ser portador de más noticias, mas meu(nha) caro(a)anónimo o seu objectivo não foi atingido. Temos pena. Isto meu caro(a) não pretende de modo algum ser um desafio ou coisa que o valha, mas senti-me na obrigação de informa-lo sobre o tema. Se por ventura sentir necessidade de transforma-lo num desafio e continuar com agreções verbais, peço-lhe que no minimo se identifique e assuma as suas reponsabilidades. Não acha justo??!!! A mim , parece-me o masi que justo, mas isso agora fica ao criterio da sua consiencia ou então da sua inconsciencia, escolha o senhor. Mudando mais uma vez o assunto, e agora aproveitando para me redimir, peço-vos desculpa pela questão da ortografia. Sem dúvida tereis toda a razão todos erramos e por vezes de que maneira, mas deve contudo existir(e sempre)em nós a vontade suprema de os ultrapassar, superando-os.Sem mais delongas e demoras agradeço agora ao chgj, a opinião que reserva a meu respeito, saiba também que o sentimento é reciproco. E quanto á questão de manter-me ou não fiel a essa imagem, só o tempo o dirá, meu amigo. Deixo agora e aqui,mais uma vez, (para que não restem duvidas) as minhas mais sinceras felicitações pela iniciativa. Força e continuem. Espero poder falar em breve pessoalmente com vosco, a fim de esclarecer toda e qualquer tipo de duvida, sobre o porquê de temperar os meus comentários, desta forma.um Abraço para vós e para todos os forcalhences.saúde. João Manso
 
Nota:Para melhor entendimento dos leitores/comentadores, este comentário é também uma resposta/chamada de atenção, relativamente aos comentários/respostas dadas no artigo "vandalismo nas eiras".
 
caro amigo joão acabo de chegar aqui a nossa terra depois de uma semana de ferias no estrangueiro logo que cheguei foi ver os comentarios e as boas lembranças e os custumes de antigamente como eu sai daqui muito novo tenho imenço gosto em ver as fotos e as tradições a final fiquei desgustoso com certas coisas em alguns comentarios que te atacou e te insultou fizes bem responder mas e melhor falarmos da nossa terra nos touros do teu pai no saneamento que ja esta mais ou menos ao meio ja foi feita a calçada em volta da capela de S Braz vai ser feito o largo da fonte e vai ser alcatroado o largo do corro com respeito ao atrasado ha muita dor de cotovelo cá na terra não faças caso da minha caligrafia porque eu por ser P.J.tambem dou erros não sei escrever bem o portugues sem mais um abraço J.A.
 
Enviar um comentário

<< Home
  • This page is powered by Blogger. Isn't yours?