17 novembro, 2005

 

67. Pormenores da arquitectura rural - Barreleiros

In illo tempore não havia fossas nem rede de saneamento.
A loiça existente era pouca e cabia na chamada cantareira.
Mesmo nas famílias numerosas não era necessária muita louça pois nos Forcalhos como, de resto, na região, na hora das refeições colocava-se numa pequena mesa, na cozinha, uma caçoila, caçoilo, barranhão ou travessa, com comida e todos, ao redor, comiam daí, com garfo ou colher, conforme o caso.
Havia regras: Todos deviam tirar a comida da parte que lhe ficava mais próxima.
Isto explica que no fim das refeições havia pouca louça para lavar.
Pois em algumas casas, para lavar a loiça, havia um lugar próprio chamado barreleiro, num espaço específico aberto na grossa parede de granito ou numa janela (lembremo-nos que as janelas implicavam uma reentrância na parede com pedras grandes e delgadas na parte inferior.










- Parte exterior de um barreleiro de uma casa no largo da fonte, perto da capela de S. Brás. Este aproveitando o espaço obtido com a janela. (Da esquerda para a direita - Na foto 1 observamos, dentro do círculo, a "bica" por onde escoavam as águas sujas para o exterior, com data de Agosto de 1991; foto 2 a seta branca aponta a dita "bica" e as azuis o caminho dessas águas, com data de Agosto de 2005; foto 3 pormenor, também de Agosto de 2005)


Com esses espaços próprios abertos na parede, sem ser janela, ainda resta uma casa na rua da igreja mas com a parte inferior do barreleiro já irreconhecível por estar tapada com cimento.










- Casa da rua da Igreja onde se verifica a pedra saliente, indicadas nas fotos pela circunferência, do exterior de um barreleiro, este embutido na parede. Fotos de 1992.


O barreleiro prolongava-se para o exterior através de uma pedra saliente da parede com o rego para conduzir as águas sujas para fora. Já só existem três ou quatro exemplares destas pedras.










- (Da esquerda para a direita) Foto 1 - Pormenor exterior da mesma casa das fotos acima, com data de 1992. Foto 2 - Pormenor interior do mesmo barreleiro, sendo que a parte inferior foi coberta com cimento. Tirada em Agosto de 2005.

CHGJ

.
Comments: Enviar um comentário

<< Home
  • This page is powered by Blogger. Isn't yours?