11 novembro, 2005

 

64. Pormenores da arquitectura rural

O tipo de povoamento dos Forcalhos era o concentrado, o que levava a aspectos curiosos. Por vezes as águas das chuvas corriam por telhados contíguos de pessoas diferentes, sem problemas (foto 1).



- Foto 1 – Tirada do lado poente da Avenida da Praça em data desconhecida. Observam-se telhados únicos que abrangem mais que uma habitação. As setas indicam a visão da foto 2.










Outras vezes, como se vê na parte esquerda da fotografia anterior, a água descia para um telhado que se encontrava num plano inferior. Neste caso, como noutros que se podem ver nestas fotografias, o sistema para vedar, para evitar que as águas se infiltrassem e corressem pelas paredes (no caso de haver um telhado inferior ligado à parede) consistia em pedras (lascas) salientes, por baixo dos quais arrancava o telhado mais baixo.


- Foto 2 – Tirada do lado nascente da Avenida da Praça com data de Agosto de 1986. Na esquerda podemos observar um só telhado (indicado na 1ª seta da foto 1) para casas distintas. Essa observação está facilitada pela colocação, na habitação central, do telhado de zinco.
Na parte central da foto está a parede e na esquerda o telhado (correspondendo à 2ª seta da foto1) que, em relação à foto anterior, o subiram e os telhados que estavam num patamar inferior desapareceram. Podemos verificar embutido na parede do centro da foto as fileiras de lajes que evitavam as infiltrações sendo que o telhado que o seguia já não existia.




Em algumas fotos, com o telhado inferior já inexistente, notam-se os buracos onde entravam os caibros que sustinham o telhado e cujas telhas arrancavam por baixo das pedras salientes da parede.




- Foto 3. - Esta forma de protecção contra as infiltrações é bem observável num edifício junto à Praça mostrado nesta foto. Em 1 podemos observar o levantamento recente do telhado sendo que deixaram o beiral do telhado antigo que serve de protecção à parede (seta de baixo em 1). Na seta em 2 a protecção de que falamos, bem visível atendendo ao desaparecimento do telhado que lhe seguia.










- Foto 4. – Pormenor da foto 3. Notam-se os buracos onde entravam os caibros que sustinham o telhado, cujas telhas arrancavam por baixo das pedras salientes da parede.























Foto 5 (esquerda) – Também junto à Praça podíamos, em Agosto de 1988, notar as pedras salientes (parede da esquerda) de uma casa que fora substituída por outra mais recuada.
Foto 6 (direita) – O mesmo local em Agosto de 2005.







Foto 6 – Mais outra foto representativa. A seta mostra as pedras salientes de uma habitação desaparecida (casa da tê Bina perto do Corro).









CHGJ

.
Comments: Enviar um comentário

<< Home
  • This page is powered by Blogger. Isn't yours?