05 novembro, 2005

 

61. Ilusões

Nos Forcalhos surgiram uma série de obras públicas sendo das mais notórias as relacionadas com o saneamento básico. Mas também houve melhoramentos de arruamentos como é o caso da foto abaixo. Agora aqui deixamos o desafio de adivinhar de que rua ou caminho se trata. Puxe pelo seu saber forcalhense e averigúe se o seu conhecimento da topografia da nossa terra é suficientemente elevado para não se deixar enganar….




- Que rua ou caminho é este? Alguém sabe? Foto tirada em 17 de Setembro de 2005.










Antes de continuar a ler faça mais um esforço. Caso não tenha conseguido ou se já tem palpite ou certeza então prossiga a leitura.
Na realidade não se trata de uma rua ou caminho. Assim o parece porque para fazer o saneamento de forma rápida, contornando oposições e por ser a zona mais baixa para recolher os esgotos, evitou-se a passagem por terras particulares e optou-se pela ribeira regularizando o leito e algumas das suas paredes.

As chuvas finalmente vieram com regularidade e o tempo de seca começou a ficar ultrapassado. Os Forcalhos também têm sido abençoados com estas águas pluviais que enchem os poços vazios, as charcas secas e a própria ribeira.





- Foto tirada em 28 de Outubro de 2005 sensivelmente no mesmo local da foto acima. A ribeira cheia de água.









A foto acima ilustra isso mesmo. A ribeira está com água, diria mesmo muita água.
Mas não se iluda mais uma vez o leitor. A foto mostra só um pequeno trajecto da ribeira que teve o seu leito regularizado com as obras do saneamento básico, criando assim em alguns pontos, como o da foto, pequenas presas.
Quanto ao caudal real da ribeira, podem-no constatar na foto seguinte, ainda é só um pequeno fio de água que corre. Muito mais chuva é preciso, mas também esperamos que a falta não dê em demasiada fartura.




- Ainda só corre um fio de água. Ao fundo pode-se observar a ponte da rua do cemitério. Foto de 28-10-2005.










E para concluir um velho ditado: Nem tudo o que parece é.

OJ

.
Comments: Enviar um comentário

<< Home
  • This page is powered by Blogger. Isn't yours?