26 outubro, 2005

 

59. Património da nossa terra.

Igreja matriz dos Forcalhos


























Situa-se quase no centro da povoação, num dos locais mais elevados. Quem olha de longe para os Forcalhos observa um conjunto de telhados que sobem em escadinhas que é rematado pela igreja e torre dos sinos que nem um bolo com sua cereja.







- Cruz que remata a fachada da igreja paroquial dos Forcalhos.









A origem do templo é bastante antiga. Existem documentos que a mencionam já em 1593. Construída numa terra de fronteira sofreu com os conflitos entre Portugal e Espanha. As Guerras da Restauração da Independência, depois de 1640, deixaram marcas de destruição neste templo que o bispo de Lamego, diocese a que então os Forcalhos pertenciam, D. Luís de Sousa (1º bispo de Lamego depois da Restauração), mandou reconstruir à sua custa.




- Várias tipologias de janelas do templo.





Com o tempo sofreu vários restauros e, tudo indica, também foi ampliada. Teve campanário de dois arcos que foi substituído em 1939 por uma torre de cantaria construída pela Junta de Freguesia.
O seu orago é S. Maria Madalena, mas as principais festas são a do S. Sacramento (3º Domingo de Agosto) e a de S. Cruz (3 de Maio).
















- Interior: Os Altares, foto da esquerda. O coro alto, foto da direita.


Tem três altares com pintura marmoriada e com douramentos. São várias as imagens, sendo que a disposição destas se têm alterado ao longo do tempo. Destaco entre as imagens: a padroeira S. Maria Madalena; Nossa Senhora do Rosário, imagem vestida e muito venerada e que, em outros tempos, havia o costume de ir buscar o seu manto para proteger as parturientes; A imagem de São Marcos, que veio da ermida da Consolação; A imagem de Santa Cruz com o Cristo crucificado de boas dimensões e com carga dramática. Mais recentes são as imagens de N. S. de Fátima e do Sagrado Coração de Jesus que ocupam o lugar principal dos altares laterais.




- Santa Maria Madalena padroeira dos Forcalhos (esquerda).
Imagem vestida de N. S. do Rosário (direita).









- Imagem de São Marcos, recuperada da ermida da Consolação (esquerda).
Imagem da Santa Cruz com o Cristo Crucificado com as chagas exageradamente avivadas (direita).












- Imagem do Sagrado Coração de Jesus (esquerda).
Imagem de N. S. de Fátima (direita).














Por de baixo do coro alto, no lado direito para quem entra na igreja, encontra-se a pia baptismal. De pedra granítica está embutida na parede.








- Pia baptismal.









Na sacristia existe um lavabo esculpido em pedra de granito e assim como a bandeira da Irmandade do Senhor, com o arcanjo de um lado e o Cristo crucificado no outro. Este quadro acompanha os defuntos ao cemitério.




- Lavabo que se encontra na sacristia.

















- Pinturas que se encontram num e outro lado da bandeira da Irmandade do Senhor, utilizada para os cortejos fúnebres.










PS: Actualizado em 19-12-2005.

OJ

.
Comments: Enviar um comentário

<< Home
  • This page is powered by Blogger. Isn't yours?