21 outubro, 2005

 

57. Zé Nói no “Cinco Quinas”

No jornal “Cinco Quinas”, n.º 54 de 30 de Setembro de 2005, na página 4 surge um artigo sobre o nosso conterrâneo Zé Nói.
Nele confessa o vício dos touros e a forma como trabalha a sua ganadaria onde tem 13 touros puros. O “Cinco Quinas” informa que “nunca alugou touros a outro ganadeiro.” E transcreve palavras do Zé Nói: “Eu não alugo touros. Gosto de trabalhar com aquilo que é meu. Se houver qualquer problema a responsabilidade é minha.
Os custos e os trabalhos de uma ganadaria são grandes e comenta esses factos assim como as responsabilidades inerentes.
O artigo é ilustrado com 2 fotos mostrando a bravura do Zé Nói. Deitado com um ramo de carvalho na boca, permite que um seu bravo touro se aproxime e retire o dito ramo que come. Sem dúvida que as imagens são elucidativas da relação amistosa entre o Zé Nói e os seus touros. Nós apresentamos uma das imagens.





- Zé Nói mostrando a afinidade que tem com o seu gado bravo conseguindo a proeza do touro retirar o ramo de carvalho da sua boca.







Termina o artigo do “Cinco Quinas”: “[…] é com orgulho que gosta de ver entrar na arena os seus touros e ouvir dizer que “Belo Touro”.
E este ano decerto deve estar satisfeito atendendo à qualidade do “belo gado” que apresentou nas várias capeias.


---- Actualização em 9 de Março de 2006. ----




- A mesma proeza mas em imagem a cores. Cortesia de Marco Pespega através do site “Forcalhos” AQUI.





Comentei, já há algum tempo, ao Marco, o interesse em também publicar a imagem que ele tem na página que desenvolve sobre os Forcalhos, AQUI, no separador “Bois e Cavalos”, onde o Zé-Nói mais uma vez demonstra esta valentia.
De imediato acedeu para que eu o fizesse acrescentando alguma informação que partilho aqui. O Marco tinha ido ver dar de comer aos touros. Aproveitou o momento e foi buscar a máquina de filmar com o filho mais novo do Zé-Noi e pode, assim, filmar a cena da imagem acima que, pelo que sabe, terá sido a primeira pessoa a poder faze-lo.
Sem dúvida que a cores impressiona bem mais.

OJ

.
Comments:
Aqui temos o Zé Noi, meu pai.Este escrito não é um comentário, mas sim uma mensagem para todos os leitores.É certo que muito provavelmente ele não irá ler este comentário, mas queria aqui deixar bem claro e para que todos o possam ler,que este homem não se cansa de lutar pelos Forcalhos.A sua vontade de levar este povo além das suas fronteiras é no minimo nobre,ao contrário daquilo que muitos possam pensar.Há quem diga ou pense que a questão dos touros vem em beneficio próprio, mas todos sabemos que quem acaba por ganhar é o povo.Quando se fala em touros fala-se em forcalhos, quando se fala em ir ver touros, fala-se em visitar os forcalhos. Por tanto caros leitores não tetem de alguma forma desprestigiar o valor deste homem (como muitas vezes sob a forma de anonimato,tem vindo a suceder, em relação ao próprio e aos seus animais).Não querendo de forma alguma exagerar,quando o Zé Noi se desfizer desta ocupação,desta paixão o nosso povo ficará mais isolado,mais pobre,nem que seja sob a forma de visitas ou receitas, neste ultimo ponto refiro-me ao unico café que temos.Sim,porque quem vive nos forcalhos e não só,sabe que isto é verdade.Muita gente vem tomar café no domingo a tarde por exemplo, a propósito da questão dos touros.Lanço aqui um apelo para todos aqueles que gostam de falar sem conhecimento de causa. Não falem daquilo que não sabem ou percebem, porque quer queiramos,quer não, este é um factor que prejudica gravemente o desempenho da função que este homem exerce em relação aos touros,encerros, capeias e afins.Porque um dia destes acabamos por ter que passar a fronteira para ver touros e meus amigos eles existem nos forcalhos, ao alcance de todos os olhos, tão pertinho de nós.Há uma maxima que diz: "só damos o verdadeiro valor as coisas quando as perdemos", parece que alguns não a conhecem, ou então fingem não a conhecer. Esta mensagem é escrita não como filho, mas sim como forcalhence, como alguém que dá valor ao que existe no nosso pequeno e desunido povo.Não contribuam com comentários destrutivos,quando falam uns com os outros nos cafés nas ruas em vossos lares ou em quaquer parte que se encontrem.Pensem primeiro no que vão dizer uns aos outros e aprendam a dar valor ao que é nosso,ao que temos na terra.Atenciosamente agradecido a todos os leitores: João Manso
 
Enviar um comentário

<< Home
  • This page is powered by Blogger. Isn't yours?