18 outubro, 2005

 

56. Roteiro turístico I

Á descoberta da Penha de França
Parte IV


Ponto 10. Chegando a Ciudad Rodrigo, provavelmente em fim de tarde ou já noite, não deixe de dar uma volta pela parte velha.





- Silhueta de Ciudad Rodrigo.







- Vista aérea das muralhas/forte de Ciudad Rodrigo e da zona antiga da cidade. Imagem tirada do SIGPAC AQUI.




Naturalmente já será uma hora em que os monumentos estarão fechados mas o ambiente nocturno justifica. Certamente que a cidade já é conhecida do leitor mas caso não seja então aconselho a penetrar no casco antigo através da passagem das muralhas do forte.





- Porta do Sol. Uma de várias portas de entrada para a parte histórica de Ciudad Rodrigo.




Percorra o emaranhado das ruas que são salpicadas de nobres edifícios. Admire a arquitectura monumental da catedral e onde ainda são verificáveis os danos feitos nas paredes pela artilharia francesa da época das invasões napoleónicas.


- Ciudad Rodrigo: Catedral.
(Da esquerda para a direita)

1- Silhueta da catedral.

2- Torre da catedral onde ainda são visíveis os danos provocados pela artilharia francesa.

3- Grupo escultórico de estilo gótico do sec. XIII da entrada sul.

5- Espalhadas pelas paredes da catedral existem esculturas isoladas como esta mostrando a caça de um urso.



Recordo que os Forcalhos chegaram a pertencer ao bispado desta cidade. Logo ao lado encontra-se a capela do Marques de Cerralbo.




- Ciudad Rodrigo: Cúpula da capela do Marques de Cerralbo.









- Vista lateral da capela do Marques de Cerralbo.





Encontram-se também muitas casas brasonadas. Descanse um pouco na Plaza Mayor onde abundam esplanadas. No topo superior fica o ayuntamiento e seu campanário com um sino rachado mas que toca, embora o som não saia perfeito.





- Ayuntamiento de Ciudad Rodrigo. Imagem tirada de AQUI.





Um dos ex libris é a torre da parte acastelada. Construída durante o reinado de Henrique II de Trastamara foi restaurada em fins do século XVI. Hoje é um “Parador” (pousada).




- Castelo de Trastamara.





Seguindo para os Forcalhos aconselho o itinerário El Bodon/Fuenteguinaldo. Para isso, depois de passar a ponte sobre o rio Águeda, vire no primeiro corte à esquerda e siga sempre em frente até El Bodon que tem uma grande igreja. Aqui siga para Fuenteguinaldo.
Ponto 11. Fuenteguinaldo já é nossa vizinha e conhecida. Tem uma das mais monumentais igrejas paróquias do bispado de Ciudad Rodrigo.






- Fuenteguinaldo: Igreja Paroquial. Imponente fachada e magnífico altar-mor. Imagens tiradas de AQUI.







Provavelmente já é noite e mal dará para desfrutar da sua magnificência. Contudo fica o apontamento. Estamos no fim do passeio. Temos ainda de passar Casilhas de Flores e depois apanhar o corte que nos leva para Portugal. Alerto que o corte para Portugal não está sinalizado. Agora é só transpor a Lageosa e regressamos aos Forcalhos dando por concluído este passeio.
Nesta volta existem muitos pontos e aldeias interessantes para descobrir mas como o tempo é limitado proponho este itinerário.
Acrescento o mapa indicando o roteiro descrito. Agora é só planear viagem e ver com os próprios olhos estas terras e sítios fantásticos.


- Mapa com o roteiro.

(Clicar na imagem para aumentar.)

















(Fim)

OJ

.
Comments: Enviar um comentário

<< Home
  • This page is powered by Blogger. Isn't yours?