24 setembro, 2005

 

49. As primeiras eleições para a direcção da ARCF

O nosso blog está ligado à Associação Recreativa e Cultural dos Forcalhos (ARCF). Justifica-se por isso uma pequena nota alusiva à sua criação.
Graças ao trabalho de uma comissão constituída para o efeito e, na parte final, formada por José Luís Veloso, Ismael Lourenço Alves, António Teixeira e Manuel Carlos Teixeira, a ARCF foi constituída por escritura pública em 30-06-1983 e os estatutos foram publicados na III série do Diário da República em 18-08-1983.

A Associação tinha como fins: promover a convivência entre todos os associados, conterrâneos e amigos dos Forcalhos; a promoção cultural e social dos naturais de Forcalhos; a promoção de melhoramentos e obras públicas, destinadas à melhoria e bem-estar dos naturais dos Forcalhos; o apoio à acção da Junta de Freguesia, nomeadamente em processos que corram em Lisboa. Podem ser admitidos como sócios todos os naturais, residentes e amigos de Forcalhos

A primeira eleição para os corpos dirigentes teve lugar no dia 22-08-1985, há, portanto, 20 anos. Os órgãos sociais ficaram assim constituídos:

Assembleia Geral
Presidente - Dr. Carlos Henrique Gonçalves Jorge
Vice-presidente – Carlos Ramajal Basílio
Secretário – João António Jorge Alves
1º suplente – Mário Monteiro Pinheiro
2º suplente – Alípio Pinheiro Lourenço
Direcção
Presidente – José Luís Veloso
Secretário – Ismael Lourenço Alves
Tesoureiro – António Teixeira
1º vogal – Manuel Carlos Teixeira
2º vogal – António José Lourenço Alves
1º suplente – José Dias da Cruz
2º suplente – Francisco Carlos Teixeira
3º suplente – Victor Pereira Mendes
Conselho Fiscal
Presidente – Manuel de Sousa
Relator – João Monteiro Teixeira
Vogal – Victor Trincão da Silva
1º suplente – Jorge Manuel Alves de Sousa
2º suplente – João Domingos Vieira de Sá






- Foto da primeira direcção eleita. Da esquerda para a direita:António Teixeira (tesoureiro), Ismael Lourenço Alves (secretário), José Luís Veloso (presidente), Manuel Carlos Teixeira (1º vogal), António José Lourenço Alves (2º vogal). Foto com data de Agosto de 1986.









Nesta reunião deliberou-se, ainda, a adjudicação da sede, aproveitando a antiga garagem construída para paragem da carreira entre os Forcalhos e Vilar Formoso e que agora foi cedida pela Junta de Freguesia à ARCF para construção da sua sede.
Como havia pouco dinheiro, por iniciativa do Beira e do Gusmão, para angariar fundos, nasceu, depois, o festival “Ó forcão, rapazes” que, devido ao seu êxito, ainda hoje se mantém.

CHGJ / OJ

.
Comments: Enviar um comentário

<< Home
  • This page is powered by Blogger. Isn't yours?