19 setembro, 2005

 

47. Arquivo JNF - Há 20 anos

Trabalhando a terra

Há 20 anos, no nosso jornal numero três, publicou-se um pequeno artigo com seis imagens. Ocupando toda uma página ilustra algumas fases do trabalho agrícola e é feita uma chamada de atenção para as mudanças que estavam a acontecer. Hoje estas imagens são relíquias e pertencem a uma forma de vida que já não existe.
Transcrevemos o pequeno texto juntamente com as imagens publicadas então a preto e branco e aqui reproduzidas com a mais valia da cor:

“Nos últimos anos, as vacas de raça mirandesa, aptas para o trabalho agrícola, quase desapareceram em favor de raças leiteiras. Parte dos campos deixaram de ser trabalhados por falta de rentabilidade e por força da emigração.
A agricultura, também nos Forcalhos, começou a mecanizar-se. Na terra já há vários tractores.
Faz-se, apesar de tudo, algum trabalho com vacas e, na conjuntura, passou a exigir-se dos burros e das burras um pouco mais e a fazer-se eventualmente com eles algo do que antes se fazia com aquelas.
É este ultimo aspecto que documentam recentes fotografias.
Nelas vemos:






- O ti Côca à frente do carro....










- .... saindo para lavrar....










-.... com a grade....










-.... a agradear....










-.... a lavrar....











-.... e a lavrar.



C. H. G.J. "

E termino como diria o saudoso jornalista Fernando Pessa: Hoje até os burros praticamente desapareceram, e os que há são de outra espécie. E esta, hem?!

OJ

.
Comments: Enviar um comentário

<< Home
  • This page is powered by Blogger. Isn't yours?