03 setembro, 2005

 

38. Jogos e brincadeiras IV

Pistola de Madeira

Mais um brinquedo popular, este de inspiração bélica. Sem intenção de propagandear acções agressivas ou violentas, avançamos com a apresentação de mais um divertimento que os garotos dos Forcalhos faziam em tempos idos, servindo este apontamento como nota de carácter etnográfico. Esperamos que não surja nenhum talibã que aproveite os planos desta arma para ameaçar o mundo.


















Numa tábua de madeira corta-se um formato de pistola. Aproveitando os restos desta fazem-se as balas conforme a imagem em anexo. Depois fixam-se, na parte superior da pistola, à frente, as pontas de um elástico; uma ponta de cada lado.
O funcionamento da arma é o seguinte: Coloca-se a bala dentro do elástico, puxa-se para trás até à cavidade onde encaixa. Seguidamente empurra-se a bala para cima com o dedo polegar e esta sai disparada pelo efeito do elástico.


















Recomendamos, caso construam este artefacto, prudência pois nas mãos de crianças pode ser perigoso.

OJ

.
Comments:
Apresento-me como anónimo, tenho barbas, pele escura (este verão o sol esteve forte), falo algo similar ao árabe (quando estou a praguejar) e fiquei muito interessado neste post. Será que poderão desconfiar que pertenço à alcaeda?
 
Enviar um comentário

<< Home
  • This page is powered by Blogger. Isn't yours?