06 agosto, 2005

 

23. Outros tempos

Há quase quarenta anos!
Ainda não havia livre circulação de pessoas e bens dentro da União Europeia. Não havia mesmo União Europeia de que fizéssemos parte. Não obstante já havia quem fosse a "cavalo" na burra, atravessando a fronteira, sem passaporte nem salvo conduto, dos Forcalhos aos banhos da Costa da "Poba" em Espanha. Os Carabineiros terão dito a pessoa nossa conhecida que viram a caravana mas nem apareceram à dita caravana pois, pelo estilo, logo se aperceberam de que não tinham geito de contrabandistas.
Esses banhos (de água sulfureas, mal cheirosas) já não estão activos. Ouvimos dizer que, na ânsia de aumentar os proventos, ampliaram a captação, misturaram-se ás primitivas outras águas normais e perderam-se, assim, as propriedades minero-medicinais. Não muito longe desta ficavam as da Fonte Santa (Casilhas) que continuam activas.














A caravana era consituída pelos actuais Drª Adozinda, Prof.ª Maria Gracinda e pelo fotógrafo (que, por isso, não pode ver-se), Dr. Carlos Jorge. A fotografia foi tirada, julgamos, em terras de Espanha, vislumbrando-se, ao longe, as serras do sistema luso-castelhano.
Nos alforges levava-se o nocessário para comer e dormir durante alguns dias. Os aposentos para os aquistas reduziam-se a um pequeno edifício térreo, de telha vã e para fazer a cama tinha de se comprar palha para colocar no chão. Era uma espécie de camarata com gente alegre, nova e velha, portuguesa e espanhola. As águas eram excelentes, superiores ás da Fonte Santa, mas estas muito melhores em instalações e ainda em funcionamento, perto das Casilhas.
Mais longe ficavam outras águas com propriedades curativas mas muito diferentes: os banhos da "Cutchina". As termas portuguesas do Cró já tinham entrado em crise.
C.H.G.J.

.
Comments:
Deviam ter escolhido outro modelo de burro porque este parece ser tipo V1 (vai uma). A outra que dê corda aos pedantes.
 
Enviar um comentário

<< Home
  • This page is powered by Blogger. Isn't yours?