03 julho, 2005

 

7.Tradições - III - O regresso da romaria de São Marcos

Atitudes
As moças, na passagem do regato, tinham reacções diferentes, e nem todas passavam por aqui. Enquanto umas procuravam protecção arrumando-se às mulheres mais velhas, que avisavam os moços:- "Ah sês diabos! A ver se nos molhais!" -, outras, mais ariscas, lançavam-se num contra-ataque. Conta o capitão Martins no seu romance "Drama sob as nuvens.":





-Capa do Romance do capitão Martins,
"Drama sob as nuvens".










"A pouco e pouco aquela gente foi-se juntando na margem direita do regato. As pessoas, cujo temperamento e idade já lhes não permitia tomar parte na brincadeira, foram passando, de uma em uma, todas as alpondras até se situarem do outro lado. Algumas jovens mais timoratas, aproveitando-se dessa circunstância, buscaram a protecção que ao acaso lhes surgiu, mas sem uns borrifos de água límpida não se ficaram. Outras, mais amigas da folgança e no seu próprio interesse, desnudaram os pés e investiram galhardamente por entre um borrifeiro de gotas cristalinas que os endiabrados moços faziam elevar no espaço, constantemente. Depois, irrompendo pela água dentro, desataram em vigorosos contra-ataque, fazendo cair sobre os rapazes uma infinidade de jactos de água, lançados às mãos-cheias, ao mesmo tempo que, a pouco e pouco, foram passando para a outra margem.
De um e outro lado do regato a assistência ria a bom rir com a brincadeira. A hilariedade mais se acentuou nos circundantes, quando no final da refrega, viram um grupo de jovens moças a correr para a outra passagem mais acima, com receio da rega que as esperava e também porque ainda lhes não interessava grandemente a travessia do regato."
OJ

.
Comments:
E onde se po comprar o livro?
 
O livro está esgotado há muito tempo.
 
Enviar um comentário

<< Home
  • This page is powered by Blogger. Isn't yours?