07 julho, 2005

 

10. Seca

Devido ao baixo nível de água na captação subterrânea no Carapito a rede pública dos Forcalhos está a ser abastecida pelo município através de autotanques dos bombeiros. No concelho do Sabugal estão também em situação idêntica Arrifana e o próprio Sabugal (Consulta na pagina 17 do relatório quinzenal de 15 de Junho de 2005 do
Relatório da Comissão Seca 2005).





















(de: "Relatório da Comissão Seca 2005")

Transcrevo, do relatório, alguma informação sobre a Beira interior:

-A situação dos cereais praganosos de sequeiro mantém-se idêntica à referida no relatório anterior. O desenvolvimento vegetativo destas culturas está mais ou menos atrasado, conforme as zonas. A sua produtividade em grão deverá ser quase nula, dado que a área ainda existente irá ser destinada à alimentação animal, pois não compensa proceder à sua colheita.

- […] a pouca precipitação ocorrida no mês de Maio não veio melhorar a situação das culturas já afectadas; apenas poderá ter ajudado algumas sementeiras das culturas de Primavera-Verão. A batata de regadio tem estado a desenvolver-se com normalidade.

-Tal como no relatório anterior, os prados, pastagens, e culturas forrageiras, apresentaram neste período temporal um determinado crescimento, já que caiu alguma precipitação; contudo a situação crítica que se vem sentindo foi apenas atenuada. Os lameiros produziram muito menor quantidade de feno (menos 60 a 70% relativamente a um ano normal) e em muitos casos de inferior qualidade, pois na maioria dos casos foram pastoreados, reduzindo-se ainda mais a possibilidade de constituição de “stocks” para o próximo Inverno. Continua-se a recorrer ao uso de rações como suplemento e equilíbrio da alimentação do gado, especialmente no leiteiro em produção e no de carne em fase de acabamento. Prevê-se que a área ainda existente de cereais para grão seja desviada para fenar, dado que não é rentável colhê-la. Devido às dificuldades na alimentação animal, alguns produtores continuam a vender os animais, verificando-se, certas dificuldades no escoamento dos mesmos, dado que a oferta é grande e a procura pequena. A falta de alimentos naturais condicionou a qualidade do leite e do queijo, nomeadamente na zona da Serra da Estrela.

- As sementeiras das culturas de Primavera-Verão decorrem com certa normalidade.

-Os olivais, os pomares de pomóideas e prunóideas e as vinhas estão a desenvolver-se normalmente.
OJ

.
Comments:
Crise orçamental...
Crise economica...
Crise nos empregos...
Crise climatérica...

Onde vamos parar?!
 
Enviar um comentário

<< Home
  • This page is powered by Blogger. Isn't yours?