29 junho, 2005
5.Tradições - I - O regresso da romaria de São Marcos
Antes da ermida da Consolação cair em ruínas efectuava-se todos os anos, no dia 25 de Abril, a romaria de São Marcos. A romaria era concorrida não só pelos forcalhenses mas também pelas aldeias vizinhas, incluindo as espanholas. É no regresso desta romaria que acontece uma tradição, hoje diria mesmo esquecida, singular. O capitão Martins soube descreve-la de forma conseguida no seu romance "Drama sob as nuvens" e de onde transcrevo o seguinte excerto:
"A meio da tarde, as freguesias mais distantes iniciaram o regresso. A pouco e pouco se foram indo até que, por ultimo, só já se viam romeiros forcalhenses, de mistura com os poucos espanhóis [...]. Só quando o sol estava prestes a esconder-se no horizonte distante, é que aquela gente, exausta e satisfeita, se pôs a caminho da aldeia. As diversões continuaram durante o trajecto. Já nas proximidades de um regato que atravessava o caminho [...] as moças principiaram a esgueirar-se, a fim de fazerem a sua travessia antes que os moços ali chegassem. Não o conseguiram, porém, porque alguns deles, mais ágeis do que elas e com o firme propósito de manterem uma velha tradição, estavam já postados junto das primeiras alpondras para salpicar com água todas as que se atrevessem a passar. Havia então a crença de que S. Marcos daria por casamento a jovem que, no seu dia, primeiro fosse salpicada com água daquele regato, ao moço que tivesse a dita de o fazer em primeiro lugar."
O capitão Martins ironizando continuou:
"A umas centenas de metros mais acima e a igual distancia mais abaixo havia outras passagens por onde podiam enveredar. Porém parece que uma força oculta impelia aquelas jovens para o regato, principalmente aquelas que já sonhavam com afeição de alguém."
- Cartoon de Sérgio José das Neves Vieira editado no jornal "Notícias dos Forcalhos" n.º43.
Hoje esta tradição já não existe e o regato em questão já nem se dá conta dele devido, em parte, à beneficiação dos caminhos.
OJ
.
Comments:
<< Home
O cartunista tem jeito e o desenho está bem conseguido. Espero que continue a publicar mais e que este não seja só uma amostra única.
Mas faço um reparo: os trajes são da beira interior?! Parece-me que não.
Mas faço um reparo: os trajes são da beira interior?! Parece-me que não.
Podem pensar que já não existe essa tradição mas não é bem assim. Analisando bem ela continua mas evoluiu. Deixou de se fazer somente no dia de S. Marcos e nesse caminho. O nome já não é o regresso da romaria de S. Marcos mas sim "Miss Tshirt molhada".
Como os tempos mudam!!!!......
Como os tempos mudam!!!!......
Com o evoluir do tempo se fosse hoje a história já seria diferente... digamos que em vez de serem eles a sapicarem elas seria o contrario, ou seja, eles é que ficavam "sal-picados"!!! :)
Enviar um comentário
<< Home