27 junho, 2005

 

3.Figuras - Ti Carriço

Desapareceu mais uma figura típica dos Forcalhos: o ti Carriço, de nome próprio António Maria Lourenço. Faleceu no dia 28 de Fevereiro de 2005, algum tempo depois de ter completado 100 anos.




-Fotos com o ti Carriço e seu "harmónico" na ronda do Natal de 1988.



Era exímio tocador de "harmónico" desde a sua mocidade. Divertiu, sempre gratuitamente, várias gerações da mocidade forcalhense, mesmo depois de casado. Como reconhecimento, por vezes, os moços ajudavam-no em tarefas próprias da lavoura.
Paz à sua alma.

CHGJ

.
Comments:
Ora cá temos o ti carriço, como diz aqui quem escreve e merecidamente um exímio tocador,um autodidacta(importante que se refira).Sou ainda um jovem de 25 anos mas,recordo perfeitamente o ti carriço com a sua concertina ao peito. Lá andava ele sempre nas rondas a acompanhar a juventude, para todo o lado.Em criança,muitas vezes brincava em casa da minha avó Julieta e meu avô José Manso,enquanto os meus pais trabalhavam.Frequentemente dava uma escapadela a casa do ti Carriço(os meus avós não gostavam que o tratasse por esse nome, nunca percebi porque,ja que ele nunca se importou).Recordo o seu bom sentido de humor e a sua infinita paciencia enquanto me ensinava a tocar.Muitas foram as vezes que lhe destrui os botões (não sei se este é o termo caporrecto) da concertina, que com engenho rapidamente substituia por uns que fazia em madeira, com a ajuda da sua fiel navalha de bolso.O ti carriço era o meu amigo, como mutuamente nos tratavamos.Que saudades dos seus acordes?E ja crescido, sempre curioso, perguntava eu: Que acorde é esse ti carriço?E ele respondia:"Acorde?!!não sei cá nada nisso rapaz".Esta pureza, esta nobreza é realmente dificil de encontrar nos dias que correm!Bendito seja o ti carriço que tanta musica nos deu.Penso que não seria desprositado,nem exagerado um dia atribuir a uma rua, ou caminho o seu nome.Um bem haja a si Ti António Carriço, onde quer que se encontre. Joõa Manso
 
Enviar um comentário

<< Home
  • This page is powered by Blogger. Isn't yours?